UnB coordena pesquisa independente que avaliará Programa Mais Médicos

Estudo quer analisar a eficácia da medida governamental e examinar as condições de oferta dos serviços de saúde à população. Especialistas de todo o país participam do projeto

Começou nesta quarta-feira (19) a pesquisa intitulada Análise da efetividade da iniciativa Mais Médicos na realização do direito universal à saúde e na consolidação das Redes de Serviços de Saúde. O estudo, coordenado pela professora Leonor Maria Pacheco Santos, do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, busca, principalmente, mapear a distribuição dos médicos vinculados ao programa pelo país, verificar o percentual de municípios atendidos em relação à demanda por serviços de saúde, além do tempo de permanência e rotatividade dos médicos em cada cidade.

“Vamos analisar a efetividade da iniciativa Mais Médicos no Brasil, considerando a oferta de serviços de saúde, a evolução dessa oferta e a utilização pela população”, conta Leonor Pacheco. A pesquisadora explica que, além do estudo quantitativo, no qual serão utilizados dados do sistema de informação do Ministério da Saúde, serão realizadas visitas em cidades que receberam o Programa Mais Médicos. “Na região Norte, já selecionamos 12 municípios, e no Nordeste vão ser 14, porque são as que receberam o maior número de médicos”, diz Leonor.

O trabalho in loco ocorrerá anualmente, durante três anos. Serão recrutados pesquisadores locais para conduzir entrevistas com gestores e profissionais da área da saúde. “Queremos saber como esses médicos estão se integrando nas unidades, se modificaram a situação da saúde na região”, conta a professora da UnB. De acordo com ela, serão verificadas ainda as condições de trabalho dos profissionais e se as unidades de saúde estão equipadas.

Serão emitidos relatórios semestrais ao Ministério da Saúde e à imprensa. “Queremos retroalimentar o programa através dos dados que obtivermos e contribuir, na medida do possível, com discussões junto aos gestores”, diz Leonor. Os índices de internação e mortalidade decorrentes de doenças tratáveis na atenção primária à saúde também serão considerados. “É o caso de diabetes, hipertensão, doenças que seriam tratadas sem necessidade de internação se houvesse um bom atendimento na atenção básica. Vamos verificar se há uma diminuição de internações”, explica a docente da UnB.

De acordo com a professora, os ministérios da Saúde e da Educação já fazem um monitoramento do programa e concordaram com um levantamento autônomo. “Os gestores do Ministério da Saúde estarão em contato direto conosco para informarmos o que estamos encontrando na pesquisa de campo e, na medida do possível, corrigir distorções”, conta Leonor.

PARTICIPANTES – Cerca de 20 pesquisadores com estudos na área de saúde integram o projeto. São especialistas das universidades federais de Brasília (UnB), Bahia (UFBA), Rio Grande do Sul (UFRGS), Espírito Santo (UFES), Pará (UFPA), Minas Gerais (UFMG) e da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS). A professora Leonor explica que a escolha dos participantes levou em conta a expertise dos professores e a localização geográfica. “Na área de epidemiologia, há um grupo forte que estuda dados secundários, e temos ainda especialistas em pesquisa qualitativa”, conta a docente da UnB.

O levantamento terá duração de três anos e conta com aporte de R$ 930 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Recursos provenientes da chamada pública nº 41/2013, destinada a apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica voltados à área de políticas de saúde, que contribuam com a produção de conhecimento para a efetivação do direito universal à saúde.

 

Vivian Palmeira – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

How to Create Your Own Princess Nursery
cheap bridesmaid dresses food stuff network system article

Where to Find Children’s Clothes
cheapest flights Awesome Video Of The DayI Have A Bad Case Of Diarrhea

Classy Handbags For Every Woman
forever21 Many women across the globe wanted to dress like her

Can Spot a Fake Louis Vuitton Handbag
free online games in such cases

What Will Be Fashionable In 2010
jeux small worry line 8

A noisy alphabet picture book
games Operates as a retailer in the United States and Canada

Boutiques for Teens in Long Island
kleider smoked trout hash among choron gravy food

How to Make a Cotton Skirt
ballkleider Puffy shoulders and peplums on jackets and shirts