UnB – Curso de Engenharia de Software ganha dois laboratórios

Parceria com a empresa Positivo contribui para o desenvolvimento de pesquisas e para integrar os estudantes à prática da profissão

A comunidade acadêmica da UnB Gama pode contar dois novos espaços para ensino e pesquisa. Foram inaugurados nesta sexta (7), o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa & Inovação em Software (LAPPIS) e o laboratório Centro de Qualidade e Testes de Software (CQTS). Os locais são destinados ao curso de Engenharia de Software. A estrutura dos laboratórios ocupa espaço equivalente a duas salas de aula e custou R$ 2,1 milhões. A implantação dos laboratórios e a aquisição de materias é resultado de parceria entre UnB e a empresa de tecnologia Positivo.

No ano passado, professores do curso de Engenharia de Software e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), por meio da Lei de Informática Nº 8.248/1991, firmaram duas parcerias com a empresa Positivo. As parcerias prevêm a concessão de produtos e disponibilização de desenvolvimento e pesquisas, de professores e graduandos, para a empresa privada e, em contrapartida, a concessão de material e equipamentos de laboratórios de criação e controle de softwares.

Além da implantação dos laboratórios, que gerou melhoria da infra-estrutura da Universidade, as parcerias têm gerado “a formação de especialistas inovadores, atividades de pesquisa, e a aproximação da academia do setor produtivo de hardware e software”, pontuou o professor Hilmer Rodrigues Neri, coordenador do LAPPIS. O professor Luiz Carlos Miyadaira, coordenador do CQTS, afirmou que “a experiência trazida aos estudantes pelo programa é um grande diferencial para eles e para a universidade”.

O diretor de inovação da Positivo, Luiz Mariano Júlio,  elogiou o comprometimento e a criatividade dos estudantes que participam das parcerias. “Leva a gente a crer que será uma grande relação de muito tempo e sucesso”, disse, em referência aos resultados obtidos nesse início da colaboração.

Na ocasião, o reitor Ivan Camargo citou a história de criatividade e competência do estudante Henrique Malvar, hoje cientista-chefe da Microsoft Research e fez referência às conquistas dos professores e estudantes da Engenharia de Software nas parcerias com a Positivo. “Esses meninos com essa criatividade e essa vontade de trabalhar mudam empresas e transformam o mundo”.

PERSPECTIVAS – Kamilla Holanda Crozara está no 9º semestre do curso de Engenharia de Software e participa do CQTS. Entre as atividades prestadas para a Positivo, a graduanda fez um treinamento, durante uma semana, na fábrica da empresa em Curitiba-PR. Após voltar do Paraná, a jovem participou de uma entrevista de emprego do National Institute of Standards and Technology em Maryland-USA. “A minha experiência com o programa foi decisiva para o convite de emprego”, relata Kamilla. Ela analisa a proposta de emprego.

 

 

Ádlia Tavares – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

 

 

Holiday Inn Hotel Suites CHICAGO
watch game of thrones online free 3D Fashion Design Software

The Ultimate in Personal Expression
free online games Easy To Make A Batik Clothing

What Are You Supposed to Wear to a Power Yoga Class
vintage wedding dresses but it is probably more based upon my budget

Leather Jacket for Men and Women
cheap flights I thought that when I entered high school

Sisters Kendall and Kylie Jenner Follow Her Fashionable
free online games waist and love them but they still have this problem

I Must Get Knock of Designer Watches Today
jeux Although it is important to look stylish

Skullcandy Looks Like a Headache
ballkleider why not try your hand at being in the mob

Does Baking Soda Whiten Teeth
cool math ‘bold’ is the word to look out for