UnB deve participar de projeto de construção de satélites no Japão

UnB deve participar de projeto de construção de satélites no Japão

Comissão responsável pelo programa de observação de desastres naturais se encontrou com Sonia Báo, para discutir a participação de professores da Engenharia

A vice-reitora Sonia Báo e os professores Henrique Ferreira, João Ishihara e Renato Borges, do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, se reuniuram com pesquisadores japoneses para formalizar a parceria e intercâmbio de alunos e professores da UnB na área de construção de satélites no Japão. O memorando de entendimento entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o projeto Missão de Formação Universitária Internacional (Uniform) foi assinado pelo reitor Ivan Camargo no dia 5 deste mês.

O Uniform é um projeto que prevê a construção de uma constelação de micro-satélites com a missão de monitorar grandes queimadas. O primeiro deles já se encontra em fase final de testes e o professor Hiroaki Akiyama, do Instituto para a Educação sobre Espaço da Universidade de Wakayama e coordenador do Uniform, esteve hoje na UnB para convidar engenheiros brasileiros para participar da construção de outros dois micro-satélites.

“Queremos começar em abril ou maio de 2014 a construção de outros dois satélites da constelação. O veículo lançador que será utilizado ainda não está definido, podendo inclusive ser feito pelo Brasil”, afirmou o professor Akiyama. “É importante frisar que os assuntos relacionados com o lançamento são de responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB)”, explicou Renato Borges, professor do Departamento de Engenharia Elétrica.

Além dos satélites, o Uniform também planeja a construção de estações bases nos países participantes, para monitoramento das informações captadas pelos satélites. A ideia é que cinco ou seis engenheiros brasileiros participem da construção dos satélites e, em seguida, da implementação das estações base. “Quando esses engenheiros voltarem, o conhecimento adquirido será repassado para equipes brasileiras, fortalecendo os grupos que atuam na área”, disse Renato.

“Sem dúvida é uma parceria muito importante”, afirmou a vice-reitora, no exercício da Reitoria, Sonia Báo. Para ela, além da questão datroca de tecnologia e conhecimento, o fato do projeto ser voltado para desastres naturais valoriza o trabalho. “É uma área estratégica paranós, todos os anos temos problemas relacionados com queimadas no Brasil, é importante poder monitorar melhor isso.”

   Ascom UnB

Kanye West and Taking Chances
watch game of thrones online free Save money by refilling your foaming hand soap dispenser

The Most Exaggerated and Enhanced Part of Emo Makeup
free games online Women Fashion Clothing in the 1980s

5 Tips to Get Rid of Ashy Skin
cheap bridesmaid dresses Located in the Harbor Gateway business district

Robin Williams Remembered to Air on PBS Sept
cheapest flights Why does everyone say never tuck a button

Bargains Galore down Hong Kong
forever21 They lengthen legs

Forever 21 launches new Artist Series collection celebrating the 80s
games Piccolo kills both Goku and Raditz

Things to Buy in Paris
ballkleider I have thick and short hair

How to be Effective in Public Relations
cool math they are still equals

Compartilhar