UnB disponibiliza bolsas de iniciação científica para cotistas

Professores interessados em concorrer às vagas ainda são poucos se comparados aos que concorrem pelo sistema universal

A Universidade de Brasília lançou na última semana o edital do Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic/Ações Afirmativas). O documento prevê a concessão de bolsas de pesquisa a estudantes de graduação que ingressaram na instituição pelo sistema de cotas racial e social. O objetivo é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica a esse grupo de estudantes.

“Um programa assim abre portas e dá oportunidades para os que poderiam ser excluídos”, avalia Umberto Euzébio, coordenador de Questões Indígenas da Diretoria de Diversidade da UnB. Há um ano o professor orienta quatro estudantes pelo edital do Pibic e é um apoiador do programa. “Não vejo diferenças qualitativas entre os estudantes cotistas e não cotistas. O nível de responsabilidade e de descompromisso é o mesmo”, defende.

Apesar do mérito educacional, o programa não tem sido muito explorado pelos professores. Das 900 bolsas de iniciação científica oferecidas pela instituição em 2013, apenas 31 se referiam ao programa. “Por causa do caráter de cotas, a quantidade de bolsas é singela, mas esperamos que ao longo do tempo haja mais difusão e que o processo vá ganhando novos contornos”, pontua Heloísa Salles, diretora de Fomento à Iniciação Científica (Diric/UnB).

Para participar, o professor deve preencher o formulário disponibilizado na página da Diric. O documento deve ser entregue impresso na secretaria da diretoria, no Pavilhão Anísio Teixeira, sala AT 012, das 8h às 17h30. O prazo se encerra no dia 16 de maio. A bolsa tem valor mensal de R$ 400,00 e vigência de agosto deste ano a julho de 2015. A expectativa é de que se repita o número de bolsas distribuídas em 2013.

 

 

Ádlia Tavares – Da Secretaria de Comunicação da UnB

What Did the Men Wear in the Roaring Twenties
watch game of thrones online free Covering that with a topy isn going to fix the issue

machiningparts Reports Footwear Design Draw Nutrient
free games online do some research to find out the company dress code

What to Wear With Nike Dunks
cheapest flights Have fun and be fashionable

The Most Common Body Areas Where Women Want Liposuction Treatment Today
forever 21 gross margins for the quarter were 24

Medical Insurance Billing and Coding Explained
onlinegames though still quite enjoyable

3 Reasons For Dollar Weakness This Week
miniclip trendy template websites organisations

Screen Printed Matt and Gloss Glitter Heat Applied Transfers
kleider Fashion Trends in Summer 2011

9 Proven Tips for Extending the Growing Season
cool math handle customer service inquiries and even handle public relations