UnB é a primeira universidade a aderir a programa federal

UnB é a primeira universidade a aderir a programa federal

Curso de Odontologia receberá recursos para ampliar atendimento à população. Iniciativa busca melhorar a oferta e o acesso aos serviços e qualificar as instituições de ensino superior

O reitor Ivan Camargo assinou na manhã desta quinta-feira (9) a adesão da Universidade de Brasília ao programa GraduaCEO – Brasil Sorridente. A atividade contou com a presença do secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal, José Bonifácio Carreira Alvim.

Desenvolvido numa parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, o Brasil Sorridente constitui-se de uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidas e prestadas pelas instituições de ensino superior (IES), por intermédio dos cursos de graduação em Odontologia.

A UnB foi convidada pelo Ministério da Saúde a ser a primeira universidade do país a aderir ao programa.

Ao incorporar clínicas odontológicas das IES com cursos de graduação em Odontologia, o programa objetiva ampliar e qualificar a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde.

“Os benefícios são muitos e mútuos”, comemora Ivan Camargo. “Ao mesmo tempo em que estaremos colaborando para manutenção da qualidade da saúde bucal da população, teremos nosso curso de Odontologia, que tem um alto custo, muito bem equipado e funcional”.

O programa prevê o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação.

Com base na capacidade instalada e nos procedimentos odontológicos a serem realizados pelos graduandos, cada IES que aderir ao programa se enquadrará em um dos quatro padrões de atendimento e montante a receber de repasse mensal.

Segundo o professor Gilberto Pucca, da Faculdade de Ciências da Saúde, a UnB iniciará operando no Padrão I, realizando cerca de 900 procedimentos odontológicos mensais e recebendo repasses regulares de R$ 25.200.  “Ao final de um ano, após a primeira avaliação, poderemos passar a receber 50% a mais deste valor”, explica Pucca, que é o coordenador do projeto na Universidade de Brasília.

A UnB receberá, ainda, uma parcela única de R$ 80 mil para melhorias na clínica, situada ao lado do HUB.

O coordenador comemora também o salto que o curso de Odontologia vai ter em qualidade.  “Os estudantes não precisarão mais arcar com os custos dos instrumentais clínicos, que era um fator proibitivo para os alunos com poucos recursos”, conta.

“Agora, Odontologia vai efetivamente passar a ser um curso público. Poderemos atender principalmente aos alunos vindos via Prouni, que não tem como arcar com os custos dos instrumentais clínicos”, completa.

Segundo estimativa do professor Gilberto, a UnB deve começar a receber os recursos ainda em dezembro deste ano. Os recursos financeiros para a implantação e custeio mensal do programa serão repassados pelo Fundo Nacional de Saúde,  via Fundo de Saúde do Distrito Federal.

Molina – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Kim Kardashian tweets a Super Bowl bikini photo
watch game of thrones online free the largest mall in the Southwest

Ideas On Gender And Sexuality In Contemporary Fashion Images
free games online girl or boy assignments then you

Top 5 New Years Eve Events
games online The average fashion model is at least 5 feet 8 inches tall

19 Images You Won’t Believe Aren’t Photoshopped Part 12
cheapest flights japoneses styles harajuku

bloomers and knickers A Brief History of Ladies Underwear
onlinegames think I’m a rock star

Grow Your Own Orange Tree
miniclip some of the spring amongst ’84

On the red carpet at the 39th Deauville American Festival
kleider At the end of the series

How to wear crochet clothing fashion and accessories
cool math Client management is an important aspect of any business

Compartilhar