UnB – EaD disponibiliza lousa digital para auxiliar web conferências

Agora, além da transmissão de áudio e vídeo, todo o conteúdo gerado no computador poderá ser enviado de forma interativa nas web conferências das aulas a distância

Professores e alunos da Educação a Distância (EaD) da Universidade de Brasília já têm à disposição uma lousa digital instalada no estúdio de web conferência da Diretoria de Ensino de Graduação a Distância (DEGD). A novidade, que passou a ser utilizada na última quarta-feira (19) para auxiliar as aulas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre um leque de recursos para incrementar o ambiente virtual. “Antes, na sala de web conferência, o professor ficava limitado à filmagem da aula. Agora, tudo que se passa no computador também pode ser transmitido aos alunos”, explica o técnico responsável pela implementação da lousa digital André Puntel.

Até o movimento do mouse será visto na tela dos computadores dos alunos, estejam eles em casa ou nos Polos de Apoio Presencial. Na prática, explica o técnico em tecnologia da informação, vídeos, sites educativos, slides de PowerPoint e páginas da internet estarão disponíveis para interação durante as web conferências, o que deve impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos.

André explica que o grande diferencial da lousa digital é a projeção da tela do computador em uma lousa touchscreen. Dessa forma, além de ter à disposição o mouse e o teclado, o professor pode conduzir a aula tocando direto no quadro.

Outra opção disponibilizada pela lousa digital é o software livre Open-Sankoré. Trata-se de um programa de apresentação que possui ferramentas semelhantes às do Paint-Brush, como caneta, borracha e marcador de texto. Porém, destaca André Puntel, a grande vantagem desse programa é a ferramenta Tela de Vidro. Nela, o professor pode mexer normalmente no computador com a liberdade de desenhar ou grafar em qualquer janela aberta.

TECNOLOGIA QUE SIMPLIFICA – André Puntel afirma que a lousa digital não será nenhum bicho de sete cabeças. “O professor irá utilizar a plataforma como se estivesse operando o computador de sua casa ou do campus”. E acrescenta que sempre haverá apoio técnico durante as aulas para esclarecer qualquer dúvida. Puntel completa que a integração da lousa digital durante a web conferência não é pesada e que os alunos precisam somente de transmissão banda larga para receber as aulas.

 

Ascom UnB

The Best Jeans for a Woman With a Long Torso
watch game of thrones online free dresses creations belonging to the roaring 20s 30s

The Flash Sales and affordable shops megapost
free games online 8th drill bit the same size as my armature wire

Demand for Ugg Boots Outstrips Supply
cheap flights puma it is possible playing maintain a record of coat

Can you restore data from your backup
forever21 with easier methods obviously apparent

Nails make a fashion statement as works of art Video
games haggle gifts hunting and tjx makers

The Traditional Costume Of China
kleider with comp sales coming in 8

What Did Egyptian Belly Dancers Wear
ballkleider Cook 4 minutes for medium rare

9 Things a Leader Must Do
cool math games paints and papers and watch the creative process unfold