UnB firma convênio com EBSERH

Objetivo é utilizar a experiência de pesquisadores da FACE no desenvolvimento de metodologia de gestão que otimize os serviços prestados em hospitais geridos pela empresa pública

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e a Universidade de Brasília assinaram, este mês, termo de cooperação para que pesquisadores do Laboratório de Gestão, Inovação e Sustentabilidade (LabGIS), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) desenvolvam metodologia de planejamento estratégico para a empresa pública.

O trabalho resultará em um modelo de gestão que promete aperfeiçoar o atendimento nos hospitais universitários geridos pela EBSERH, como é o caso do HUB. Participam do trabalho os professores Alexandre Maduro-Abreu, Doriana Daroit e Adalmir de Oliveira, do Departamento de Administração; Luiz Fernando Macedo Bessa e Magda de Lima Lúcio, da área de Gestão de Políticas Públicas; e Mariana Guerra, de Contabilidade.“Esta ação acontece não somente por interesses acadêmicos, mas por compreendermos que a universidade tem um papel fundamental a desempenhar junto à sociedade”, diz Alexandre Maduro-Abreu, pesquisador do LabGIS.

De acordo com ele, “para melhorar a qualidade dos serviços públicos, é preciso que se modifique a forma de pensar as políticas públicas, em particular os modelos de gestão e, mais ainda, o modo de se planejar”. O estudioso explica que um dos entraves da gestão pública é que “quando se fala em serviços públicos, fala-se em serviços ampliados para milhões de brasileiros e isso traz um grau de complexidade para a gestão”.

Atentos a isso, pesquisadores do LabGIS, em conjunto com integrantes do Grupo de Pesquisa em Instrumentos e Tecnologias de Gestão (GEPIN) realizam estudos na área de gestão pública que levaram à criação do método de Planejamento Estratégico Sociotécnico (PLANES). “O PLANES difere das demais metodologias de planejamento estratégico por se tratar de uma experiência desenvolvida para instituições governamentais e sociais”, conta Alexandre Maduro.

METODOLOGIA – O método de planejamento estratégico para o setor público desenvolvido na UnB norteará o trabalho junto a EBSERH. “O PLANES permitirá a elaboração do planejamento estratégico da EBSERH com o comprometimento coletivo, ultrapassando os conflitos políticos e contradições que desarticulam as organizações”, diz Alexandre.

Para a elaboração do diagnóstico de gestão, uma das estratégias é ouvir todos os grupos de gestores da organização. São feitas ainda análise documental, encontros e entrevistas. “A metodologia busca desenvolver o comprometimento coletivo como uma forma de responsabilização com as decisões estratégicas”, completa o pesquisador.

Alexandre salienta que o foco do trabalho não recai sobre a vantagem competitiva da instituição, como muitos métodos de planejamento estratégico. O PLANES é uma metodologia aplicável a todas organizações públicas e sociais, que “traz uma série de pressupostos a fim de que a instituição cumpra seu papel social e realize serviços que respondam aos direitos da população”. A metodologia de planejamento estratégico para a EBSERH deve ser concluída em fevereiro de 2014.

 

Vivian Palmeira – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

Top 10 Housing Appreciation Markets in 2011
free games online and combine silver and gold jewelry

a Valentine gift on the Christmas day
free online games my voice an octave too high in repressed anger

How to Find Designer Sample Sales in Los Angeles
mermaid wedding dresses His collections were well received by the fashion industry

Why Vera Bradley Bags Are the Best
cheapest flights Not everybody can pull this off

Look more beautiful and feminine with attractive and beautiful nails
forever 21 just imagine listening to Duran Duran’s

Save Your Money by Going for the Best Suit Hire
onlinegames will like a fashion designer want cost

Choose Your Yoga Clothing at Sanseed Brand
kleider dungarees and jeans from sturdy work pants to fashion trend

A Detailed Look at Six Retailers’ November Sales
ballkleider rebellious remember as part of london’s pattern face