UnB – HUB inaugura Ambulatório de Prevenção do HIV

O Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB) conta com o Ambulatório de Prevenção do HIV. Com a inauguração, o HUB passa a ser a segunda unidade de saúde pública do Distrito Federal a  oferecer a profilaxia pré-exposição (PrEP), até então ofertada apenas pelo Hospital Dia. O atendimento é gratuito e conta com equipe multiprofissional, formada por médicos infectologistas, enfermeiro, farmacêutico e psicólogo.

A PrEP é um novo método de prevenção ao HIV que consiste em tomar diariamente um comprimido, evitando assim que 

a pessoa contraia o vírus caso seja exposta a ele. O medicamento é direcionado a quem não tem HIV, mas se sente em situação de risco constantemente. De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos de maior vulnerabilidade incluem homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans e aqueles que têm relação sexual com quem é HIV positivo.

Mesmo fazendo parte desse público, é preciso ter indicação para uso do medicamento. Por isso, ao chegar no ambulatório, a pessoa realiza o teste rápido de HIV. Com a receita em mãos, a pessoa pode pegar o medicamento no mesmo dia, na Farmácia Escola do HUB. A PrEP é oferecida durante o período de vulnerabilidade, mas a ideia é que o acompanhamento no ambulatório ajude a reduzir o grau de exposição para, quando não houver mais risco, ser possível suspender o tratamento.

Quem procurar o serviço também receberá orientações sobre sexualidade, situações que aumentam a vulnerabilidade, como uso de álcool e drogas, e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). O acesso à prevenção tem reflexo direto na redução dos índices de infecção por HIV/Aids. A taxa de detecção de aids no Brasil passou de 21,7 casos por 100 mil habitantes, em 2012, para 18,3, em 2017, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2018. O relatório apontou o registro de 42.420 novos casos de HIV e 37.791 casos de aids no Brasil, em 2017.

Como ser atendido

A consulta é realizada todas às sextas-feiras, a partir das 13h, no Ambulatório 1,Corredor Laranja, Sala A. Mas atenção, é preciso primeiro agendar o atendimento. Basta ir pessoalmente ao corredor amarelo, sala F, de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 11h. Informações sobre agendamento podem ser obtidas no telefone (61) 2028-5262. O endereço do HUB é: SGAN, 605, Av. L2 Norte – Brasília (DF).