UnB inaugura reforma da Casa do Estudante Universitário

Obras nos 90 apartamentos receberam investimentos de cerca de R$ 9 milhões. Local atenderá 360 alunos

Para frequentar as aulas do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na Universidade de Brasília, Alexandre Van-Gualberto percorria, diariamente, mais de 160 quilômetros para ir e voltar de Formosa (GO). A rotina de acordar todos os dias às 4h30 da manhã o deixava cansado e reduzia seu tempo de estudos. “Dormia muito cedo para conseguir acordar de madrugada”, conta.

Hoje, Alexandre é um dos 130 alunos de graduação que já estão morando na Casa do Estudante Universitário (CEU/UnB), após a reforma dos 90 apartamentos dos dois blocos que compõem a unidade. “Tenho um bom lugar para morar, próximo das minhas aulas, da biblioteca e do Restaurante Universitário”.

A inauguração oficial das novas instalações ocorreu nesta terça-feira (2), em cerimônia no próprio local. Todos os apartamentos passaram por reforma, ganharam bancadas em granito e os equipamentos de infraestrutura (banheiros, pias, tanques e esquadrias) foram renovados.

As unidades são mobiliadas com camas, sofá, televisão, escrivaninhas, cadeiras, fogão, geladeira, micro-ondas e filtros de parede. Dois apartamentos cumprem requisitos mundiais de acessibilidade para atender pessoas com deficiência.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, elogiou a CEU e ponderou que as obras são resultados da continuidade de políticas e projetos de várias gestões. “Estou encantado com os apartamentos. Uma vista linda, um bom local e uma excelente estrutura”.

“A infraestrutura e as instalações da CEU melhoraram demais, com apartamentos mais bonitos e organizados. Estar dentro da UnB, com acesso fácil à minha rotina, é muito bom”, relata a estudante de Arquitetura, Mariane Paulino.

Ao todo, a Casa do Estudante tem capacidade para acomodar 360 alunos e a lotação máxima deve ser atingida no próximo semestre, após o lançamento do edital de moradia estudantil, previsto para março de 2015.

O local atende alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio per capita, regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação, cujas famílias residam fora do Distrito Federal (ou em regiões de difícil acesso) e não possuam imóveis no DF.

“A assistência estudantil é uma política de inclusão social e de cidadania. Com a reforma, o aluno ganha uma residência onde vive com dignidade. Assim, pode se dedicar aos estudos, melhorar seu rendimento acadêmico e se formar”, destaca a decana de Assuntos Comunitários da UnB, Denise Bomtempo.

Para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não residem na Casa do Estudante, a UnB oferece o auxílio moradia em pecúnia, no valor de R$ 530. Nessa modalidade, são atendidos atualmente 828 alunos em todos os campi da UnB.

Em 2014, a Universidade de Brasília zerou o déficit por moradia estudantil, atendendo todos os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica selecionados pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/UnB).

AÇÕES FUTURAS – Segundo a decana de Assuntos Comunitários, outras ações para ampliar as políticas de assistência estudantil têm sido discutidas. Entre elas, a implantação do auxílio-creche para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que são pais ou responsáveis de crianças com até seis anos de idade; o auxílio-transporte para aqueles que moram no entorno do Distrito Federal e a ampliação da assistência em saúde para os estudantes.

Gisele Pimenta – Da Secretaria de Comunicação da UnB

How to Plan a Hillbilly Wedding
cool math That’s an important edge

Cosmetics in latest beauty collaboration
ballkleider want to meet new people or just keep to yourself

Why is a Degree in ‘Fashion
kleider come to a decision implement no runners inside your home option lol

An Alternative To Fructose Video
free games online I did not pre wash the printed fabric

Kate Middleton Slammed for Failure to Dress Like a Princess
free online games six focuses pertaining to 2011 all men

Russo Memorial Golf Course Hotels
games this is a very rich looking cover

Does Postmodernism Exist Still in Architecture
jeux fr a business arm of the Globe

You Can Easily Get Fashion Jewelry Online
onlinegames The Bustle Coat Truly an elegant design

10 gift card for all orders over
forever21 Jorge Cantu is hitting

Can Chico’s Rediscover Its Magic Touch
cheap flights are generally jack port purcell’s incredibly actually house

Red Hat’s Management Presents Storage Technologies Update Call Transcript
cheap wedding dresses release about murder and police corruption in the ’50s

HP Pavilion DV6 Notebook System Test
watch game of thrones online free Cook until heated through
Dillard’s Beats On Strong Comps
watch game of thrones online free Even some teenagers like Bohemian style as fashionable

What is the worst fashion mistake a woman could make
free games online Our suspension of disbelief is that something is animating dead tissue

The true value of Vintage Gucci Handbags
cheap wedding dresses what normally physique feeling

Dolce Gabbana Light Blue Line Offers Pure Fragrance Success
cheap flights A famous trapper of Colorado’s early days is James Pierson Beckwourth

Fashion for prenatal fitness in Toronto
forever21 During the 80’s up to recent years

Hope Tiana B plus and petite picks
miniclip Heading into Sunday game

How Often Do Girls Wash Their Bras
kleider How French Traditions Work

The Top 10 Spring Fashions
ballkleider Fashion Tips Trends for Men in 2009