UnB irá capacitar militares em gestão de projetos

Parceria também permitirá aperfeiçoamento da expertise da UnB na área

Foram cerca de nove meses de diálogo entre a Universidade de Brasília e o Escritório de Projetos do Exército (Epex) para a formatação do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos para Militares. A especialização, cujas aulas devem iniciar em 20 de setembro, tem caráter inédito no país. O curso terá duração de um ano e capacitará os militares para atuação no gerenciamento dos programas estratégicos do Exército.

“O Exército avançou muito nos últimos anos, buscando a tecnologia e a inovação. Nos sentimos muito honrados de participar deste processo, sabendo que a instituição está preocupada em oferecer uma formação de alto nível”, afirmou a reitora Márcia Abrahão, lembrando que, recentemente, a UnB subiu três posições no ranking THE América Latina.

O chefe do Estado-Maior do Exército, general Fernando Azevedo e Silva, destacou a credibilidade da UnB e do Exército perante a sociedade. “O sonho de qualquer jovem, de Brasília, do Entorno, é estudar na UnB”, disse. “Essa parceria é muito bem-vinda, pois vem para incrementar o nosso portfólio estratégico. Temos certeza de que vamos melhorar nossos processos”, frisou.

CUSTOMIZAÇÃO – A especialização foi formatada a partir das necessidades do Epex, que aposta no surgimento de projetos de pesquisa para a solução de problemas enfrentados pela unidade. “A gestão de projetos em defesa é algo novo no Brasil. Estamos abrindo a possibilidade de desenvolver conhecimentos e de nos preparar para o futuro”, afirmou o chefe do Epex, general de brigada Ivan Ferreira Neiva. A turma será composta por 30 alunos.

O coordenador do curso na UnB, Aldery Silveira Júnior, lembrou que a parceria também vai gerar retornos para o Departamento de Administração. “A gestão de projetos não é, tradicionalmente, uma temática abordada pela academia. Com o TED, nós, docentes, vamos nos aperfeiçoar e criar uma área especializada em Pmbok (sigla em inglês para Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos)”, celebrou o professor.

“O Epex é uma unidade capaz de articular projetos de grande porte, de impacto nacional e internacional. Trata-se de uma oportunidade muito grande para o nosso departamento”, acrescentou o chefe do departamento, professor José Márcio Carvalho.

A cerimônia que marcou a formalização da parceria foi realizada nesta sexta-feira (3), com a assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 385 mil, entre as duas instituições.
ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.

Secom UnB