UnB – Livro Cidades na contraluz resgata origens da arquitetura brasileira

O livro Cidades na contraluz, do fotógrafo e professor da Faculdade de Comunicação da UnB Marcelo Feijó, será lançado na próxima terça-feira (14), às 19h, no auditório 2 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Realizado em parceria com o pai, o arquiteto Elder Rocha Lima, a obra reúne textos, desenhos, pinturas e fotografias de seis cidades coloniais brasileiras e de seis cidades portuguesas.

São elas, São Luís, Salvador, Tiradentes, Ouro Preto, Pirenópolis e Cidade de Goiás no Brasil. Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Óbidos e Braga em Portugal. Segundo o professor, a seleção se deu com base na qualidade das imagens obtidas.

“Todas têm algo tombado”, diz. “A situação de São Luís do Maranhão é a que mais me angustia pelo estado de deterioração em que se encontra”, desabafa. Otimista, Feijó acredita que a situação “pode ser revertida”.

Ele explica que discutir fotografia e seu valor documental também faz parte do projeto de iconografia urbana – estudo da cidade a partir de imagens – iniciado há doze anos. “Tanto a fotografia quanto o desenho são interpretações da realidade, porque são filtrados pela subjetividade.”

Outra proposta do livro, de acordo com o fotógrafo, é discutir o espaço urbano neste momento de crise. “O livro sugere o retorno a uma ideia inicial de cidade em que a vida era mais simples.”

A obra foi financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FACDF) e poderá ser adquirida na livraria do Chiquinho na UnB. “São apenas 300 exemplares à venda de uma tiragem de mil”, diz Feijó. “O restante vai ser doado a bibliotecas públicas”, completa.

No dia do lançamento, também haverá um bate-papo informal com os autores e a distribuição de exemplares aos primeiros 70 visitantes.

O livro faz parte do projeto Museu Virtual da Lusofonia, em parceria com a Universidade do Minho. “Queremos que o leitor faça uma viagem e descubra a identidade que há entre Brasil e Portugal”, diz.

Erika Suzuki – Da Secretaria de Comunicação da UnB

How Are Temporary Tattoos Done
watch game of thrones online free In many ways it is not a kid movie

Tips on Selecting Hris or Hrms Software
online games I also have a little one who is just turning one

Fi Technologies With Suspiciously Unaddressed Problems
cheap bridesmaid dresses in comparison to 2nd Quarter last year

Secrets to Beautiful Hair a Healthy Scalp
cheap flights Body Central Corp

Nerim Uses Ebone to Deliver Broadband
jeu gratuit the service personal and the ambiance informal

a rare opportunity to own dreamed parity Nike shoes without disappoint
kleider looking quite stylish

Lovegiftsandfashion Review Quality New Fashion Online
ballkleider date spirits mysterious individuals

clothing fads paper dresses and dress in a can
games apparel vixens