UnB – Obras vão melhorar instalações dos campi

Faculdade de Planaltina terá estação elevatória de esgoto sanitário. Laboratório nas áreas de Transporte e Energia será construído no Gama

Representantes da Universidade de Brasília e das empresas F&F Engenharia e Construções e Estilo Construtora e Incorporadora assinaram, na manhã desta quarta-feira (18), contratos para a realização de projeto e obra que beneficiarão as unidades da UnB no Gama e em Planaltina. As contratações são resultado de concorrência realizada pelo Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (CEPLAN).

O acordo firmado entre UnB e Estilo Construtora e Incorporadora prevê a edificação de uma Estação Elevatória de Esgoto Sanitário na Faculdade UnB Planaltina (FUP). A obra, estimada em R$ 172.854,85, terá início em 6 de janeiro de 2014 e prazo de 60 dias para ser concluída. “Essa obra vai organizar toda a distribuição de esgoto dentro do campus, principalmente do alojamento estudantil, que será entregue em dezembro”, conta o diretor da FUP, Luiz Antônio Pasquetti. Ele afirma que com a entrega dessas duas construções será possível atender a demanda de moradia estudantil. “São duas obras que estão interligadas [a construção do alojamento e da rede de esgoto]. Estávamos alugando imóveis na cidade para atender a demanda de moradia estudantil”, explica.

Já a empresa F&F Engenharia e Construções tem a responsabilidade de elaborar o projeto de instalação predial, fundações e estrutura do futuro Laboratório de Desenvolvimento de Transporte e Energias Alternativas (LDTEA) da Faculdade UnB Gama (FGA). De acordo com Augusto César de Mendonça Brasil, vice-diretor do campus, a obra beneficiará alunos dos cinco cursos de Engenharia oferecidos na unidade e favorecerá o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares nas áreas de Engenharia Aeroespacial, Automotiva, Eletrônica, de Energia e de Software. De acordo com ele, esse laboratório era muito esperado. “Nele, serão desenvolvidas pesquisas voltadas à mobilidade humana, sistemas energéticos para a mobilidade, a parte eletrônica de controle dos transportes. Toda a integração das áreas que atuam no campus”, avalia.

O projeto do LDTEA, orçado em R$ 64.986,00 começa a ser desenvolvimento também em 6 de janeiro e tem prazo de 60 dias para ser entregue. A construção do espaço consta no Plano de Infraestrutura da UnB para 2014, mas depende de aprovação do Conselho de Administração (CAD) da UnB, que desde o mês de outubro está discutindo as obras a serem realizadas no próximo ano.

O campus Darcy Ribeiro também passará por obras de melhoria. Quatro delas estão previstas para 2014. No Instituto de Geociências (IG) será feita uma expansão do Laboratório de Geocronologia. A Faculdade de Comunicação (FAC) passará por uma reforma, assim como o Instituto de Ciências Humanas (IH), localizado na área norte do Instituto Central de Ciências (ICC), conhecido como Minhocão. Já a Faculdade de Ciências da Saúde (FS), que abriga cursos como Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, terá um novo auditório. “[As obras] afetam unidades que estão em funcionamento. Já começamos uma programação junto com os diretores das unidades para remanejamento e liberação do espaço”, diz André Luiz Aquere, da Diretoria de Gestão de Infraestrutura (DGI).

Vivian Palmeira – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

Review of the 4th Annual Charm City Fashion Show
watch game of thrones online free If you want to be a fashion model

Hublot Big Bang Lady Wristwatch
cheap prom dresses high contrast stripes on this 3

Fashion highlights from last night
cheapest flights 6 show letters boys confidentially find alluring

No Abrams for Trek 3
forever21 After Lexington militia swarmed to Boston

The Jones Group’s CEO Discusses Q3 2012 Results
jeu gratuit 4 modes the actual web is normally sneaking into the real world

Project Runway season 7 winner is
games the fashionable dude duds were quite subdued

Homewood Suites by Hilton Phoenix Chandler Fashion Center
ballkleider Didn’t see that one coming

Runway Fashion Show For Men With A Feminine Touch At Paris
games The program curriculum includes coursework in fashion design