UnB – Profissionais que se especializaram fora do país se reúnem em debate

Evento colocou em pauta a experiência nas melhores universidades do mundo

Brasileiros que buscaram especializações em universidades renomadas do exterior se reuniram nesta terça-feira (9) para debater e compartilhar suas experiências pessoais com os alunos que lotaram o auditório dos institutos de Ciência Política e de Relações Internacionais. “O intuito do evento é trazer para a comunidade acadêmica essa vivência internacional de estudo como uma forma de incentivo” explicou Nicolas Powidayko, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e um dos organizadores. A paletra integra a Semana da Internacionalização, que segue até sexta-feira (12), com atividades gratuitas e abertas à comunidade.

A posição dos palestrantes foi unânime. Todos consideraram a experiência no exterior enriquecedora tanto no aspecto curricular quanto para a vida pessoal. “O bom de estudar numa universidade de ponta é ter ótimos professores, mas também excelentes colegas. O debate e a troca de conhecimento nesses ambientes são maravilhosos”, contou o professor José Guilherme de Lara Resende, doutor em Economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. “Minha experiência no exterior mudou completamente meu modo de ver a vida. Não somente no sentido acadêmico, mas na minha vida pessoal. É algo que indicaria a todos”, afirmou a advogada Ana Paula Martinez, mestre em Direito pela Universidade de Harvard.

A escolha da instituição de destino foi apontada como “essencial” pelo professor Alex Araújo, doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. “A primeira recomendação que dou é a que eu recebi na minha época: escolham as melhores universidades. Elas lhes trarão maior conhecimento e status positivo”, disse. O embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, discordou. “Um aluno que não dá o seu melhor, mesmo em Harvard, não será um aluno notável. Mas quando a excelência parte de dentro dele, ele pode ir para qualquer local que vai se destacar”, defendeu.

A professora Adriana Abdenur, doutora pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, levantou um tema sensível no debate: a volta para o Brasil. Segundo ela, um número considerável de profissionais optam por ficar fora do país ao terminar a especialização. “Eu mantinha um bom emprego nos Estados Unidos, mas sentia que precisava dividir meu conhecimento adquirido e dar minha contribuição ao meu país”, explicou a professora.

 

Gabriela Almeida – UnB

 

Last Stand Runway Show Photos
cheap wedding dresses this level of interest continues to cultivate prospective fashion

One Tree Hill Fashion for Sale
cheapest flights Pull gently over the back of your head

Find some best lyrics for educational purpose
free online games on a conscious level

Learn Why Paraben Free Face Care Is A Hot Trend
jeux fr women stylish fashion

Urdu Tips for Celebrities Fashion Styles
games Still from The House of Eliott

The Best Vitamins for Hair Loss
kleider the clothes they wear are adopted by fashion conscious people

How to Choose a Bra to Wear With Summer Tops
ballkleider when ladies during their thirties designed to buy gear

Trendy High Heel Platform Clog
games You’re just nailing your fashion everything right now