UnB recebe Haddad e Jean Willys em debates da filosofia

UnB recebe Haddad e Jean Willys em debates da filosofia

O prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, estará nesta segunda-feira (16) nas comemorações dos 30 anos do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que se realiza durante toda a semana, também terá a presença dos deputados federais Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Sibá Machado (PT/AC), que vão falar sobre a experiência da política na situação atual que vive o país.
Haddad vai debater sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, que marcou a sua gestão como ministro. Com a iniciativa, o orçamento das universidades federais passou de R$ 14,2 bilhões para R$ 23,7 bilhões, entre 2007 e 2011. As vagas nos cursos de graduação presenciais saltaram de 139,9 mil em 2007, para 218,2 mil em 2010, além de terem sido criados 126 novos campus, vinculados a 59 universidades, em 230 municípios brasileiros. Outras iniciativas de Fernando Haddad contribuíram para mudar a tendência das universidades tradicionalmente elitistas e excludentes.
Jean Willys e Sibá Machado vão dividir a mesa em uma roda de conversa com movimentos sociais, como o Movimento Passe Livre, militantes e políticos, na quarta-feira (18), para falar sobre os embates que enfrentam diariamente no Congresso e nas ruas. Eles vão abordar questões sobre violência e sobre cenário político global, além de relatarem fatos sobre a sua atuação parlamentar em momentos de conflitos e de articulações.
Fernando Haddad estará no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (do lado da Reitoria da UnB), na segunda-feira (16), a partir das 19h. Jean Willys e Sibá Machado estarão no mesmo local na quarta-feira (18), a partir das 14h. A programação completa está em https://semanafilosofiaunb.wordpress.com/

Compartilhar