UnB recebe vencedor do Prêmio Nobel de Medicina

Evento com Bruce Beutler, reconhecido por descobertas na área de imunologia, ocorre em 29 de outubro

O cientista Bruce Beutler, ganhador do Nobel de Medicina de 2011, ministra a palestra Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória, em 29 de outubro, às 11h, no auditório 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, o pesquisador será homenageado com o título de doutor honoris causa, honraria atribuída à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. O evento é aberto ao público.

Bruce, Jules Hoffmann e Ralph Steinman, parceiros no Prêmio Nobel em 2011, acharam a chave de ativação do sistema imunológico. Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem micro-organismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de invasores.

Parceria entre a biofarmacêutica global AstraZeneca e o Nobel Media, a iniciativa é parte do programa Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisas a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público.

Correio Braziliense