UnB recebe vencedor do Prêmio Nobel de Medicina

UnB recebe vencedor do Prêmio Nobel de Medicina

Evento com Bruce Beutler, reconhecido por descobertas na área de imunologia, ocorre em 29 de outubro

O cientista Bruce Beutler, ganhador do Nobel de Medicina de 2011, ministra a palestra Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória, em 29 de outubro, às 11h, no auditório 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, o pesquisador será homenageado com o título de doutor honoris causa, honraria atribuída à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. O evento é aberto ao público.

Bruce, Jules Hoffmann e Ralph Steinman, parceiros no Prêmio Nobel em 2011, acharam a chave de ativação do sistema imunológico. Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem micro-organismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de invasores.

Parceria entre a biofarmacêutica global AstraZeneca e o Nobel Media, a iniciativa é parte do programa Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisas a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público.

Correio Braziliense

Compartilhar