UnB – Universidade assina contrato com Finatec para gestão do UnB Idiomas

UnB – Universidade assina contrato com Finatec para gestão do UnB Idiomas

Vigente por cinco anos, documento assegura que instrutores passarão a receber por hora e terão garantias trabalhistas, entre outras providências

A Universidade de Brasília deu importante passo para o fortalecimento do UnB Idiomas, um dos maiores projetos de extensão da instituição. Em contrato assinado na tarde desta quarta-feira (8), a Reitoria passa a gestão administrativa e financeira do programa à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). A expectativa é dar mais segurança para gestores, participantes e os cerca de 200 instrutores do projeto, que com o contrato, passarão a receber por hora e terão garantias trabalhistas.

“Este é um momento em que a UnB vira uma página, e o faz dizendo que o UnB Idiomas é essencial para a instituição”, afirmou a reitora Márcia Abrahão. O contrato vinha sendo desenhado nos últimos seis meses, a partir de uma circular da Reitoria que determinava a solução de dificuldades no pagamento de pessoas físicas – caso dos instrutores que atuam no programa permanente de extensão, ligado ao Instituto de Letras (IL) da Universidade.

A diretora do IL, Rozana Naves, destacou que o projeto tem imenso impacto social, dentro de fora da academia. “São cerca de 20 mil matrículas por ano. Com essa assinatura, conseguimos, finalmente, desembaraçar processos que vinham sofrendo diversos questionamentos”, disse. O contrato tem prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A satisfação com a parceria também foi compartilhada pelo coordenador-geral do UnB Idiomas, Gleiton Malta. “Esse projeto democratiza o acesso ao ensino de língua estrangeira no Distrito Federal. Doa cerca de mil bolsas anualmente e ainda serve como campo de pesquisa para o ensino de línguas”, ressaltou.

O vice-reitor, Enrique Huelva, ex-diretor do IL, lembrou que a busca de uma solução para os entraves que envolviam o pleno desenvolvimento do projeto já durava nove anos. “O programa tem uma história de sucesso e sólida construção acadêmica. É uma felicidade enorme poder vivenciar este momento”, disse.

PARCERIA – O presidente da Finatec, Edson Paulo da Silva, ressaltou a importância do acordo com a Universidade. “Agradecemos a confiança que a instituição está depositando na Finatec. Embora sejamos uma entidade privada, nossa relação não é comercial. Só existimos por causa da UnB.”

A reitora também celebrou outras parcerias com a Finatec, que têm sido ampliadas ao longo deste ano. “É importante que alunos e instrutores do UnB Idiomas saibam o que está acontecendo e conheçam as medidas que tomamos”, frisou. “Neste momento de dificuldades orçamentárias e financeiras, mais do que nunca, precisamos de aliados.”

Por Assessoria de Comunicação UnB

Compartilhar