UnB – Universidade lança comissão para debater desafios contemporâneos

Futuro é resultado de parceria entre o Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação e o Núcleo de Estudos do Futuro. Cristovam Buarque participa da primeira sessão

Professores, estudantes e especialistas reunidos para pensar os desafios da universidade nos próximos anos. Assim foi a primeira reunião da Comissão UnB Futuro, realizada na tarde desta segunda-feira (6), no Auditório da Reitoria. O palestrante do primeiro encontro foi o professor, senador e ex-reitor da UnB Cristovam Buarque.

O tema em debate foi O que é necessário para que a universidade seja a vanguarda do pensamento contemporâneo, introduzido pelo professor Isaac Roitman, coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n.Futuros/CEAM). “Olhar para o futuro é algo muito estratégico. O papel da universidade é pensar grande”, observou o reitor Ivan Camargo.

Ao abrir o evento, o professor Jaime Martins de Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação, ressaltou que a Comissão UnB.Futuro “pretende propor caminhos para uma universidade em contato com as demandas sociais e com os avanços científicos e tecnológicos”.

A velocidade da geração e disseminação do conhecimento nos dias de hoje está entre os fatores que levam Cristovam a alertar para a necessidade de se repensar a universidade. Após traçar uma breve contextualização histórica sobre a criação das instituições de ensino superior desde o período pré-renascentista, o ex-reitor analisou os desafios acadêmicos contemporâneos.

“É preciso buscar novos caminhos para voltarmos a estar na frente e ao mesmo tempo sermos ponto de partida da disseminação do conhecimento”, analisou Cristovam. “Para isso, é necessário alterar a estrutura acadêmica atual”, completou.

“O estudo do cérebro não cabe apenas dentro do departamento de Medicina, nem de Psicologia ou de Marketing ou qualquer outro”, afirmou Cristovam, ao postular o fim da fragmentação dos processos de educação, de pesquisa e de geração de conhecimento.

Com firme referência nos valores éticos, Cristovam propõe mudanças profundas nas instituições. Dentre as medidas, ele indica o trabalho em redes – entre as universidades federais, entre as instituições de ensino superior e os setores de comunicação –  além da criação de núcleos temáticos ad hoc e de forte investimento na educação de base. “Deveríamos ter um ministério todo dedicado à educação de base”, declarou.

O senador defende a revisão temporária dos diplomas. “Precisamos nos atualizar. Tudo o que sabemos hoje é provisório, está em fase de mutação”, destacou.

No auditório, que permaneceu lotado durante toda a sessão, estavam professores, ex-docentes, técnicos, estudantes e ex-alunos da UnB. Estiveram presentes, na sessão inaugural da Comissão UnB Futuro, os ex-reitores João Claudio Todorov e José Geraldo de Sousa Junior.

A aluna do terceiro ano do ensino médio em Planaltina Mayara Santos, de 16 anos, é bolsista de iniciação científica da universidade e acompanhou o lançamento da UnB.Futuro. De acordo com a jovem cientista, para quem “ingressar na UnB é o sonho”, lançar o olhar sobre o futuro é fundamental. “Gosto de identificar os desafios e trabalhar para superá-los”, afirmou.

A proposta de criação da Comissão UnB.Futuro surgiu nas reuniões da Comissão UnB 50 Anos. A iniciativa é conduzida pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM). Pretende-se realizar encontros mensais abertos a toda a comunidade durante o ano de 2013. A próxima reunião está agendada para o dia 3 de junho, às 14h.

 

Fernando Molina – UnB

 

Top 7 Tips To Make A Fantastic Impression On People Who Count
watch game of thrones online free Hats are one of those accessories

Delicious Old Fashion Recipe for Cream Cheese Pineapple Pie
free games online If your toddler is dressed up like a scary werewolf

Real Estate’s PhDs and MBAs
cheap wedding dresses hikers and travelers

Celebrity Styles to Inform You
cheapest flights 4 yr old discerning with reference to tops

Fashionable 2nd Anniversary of Miami Fashion Spotlight
forever21 your golden zeppelini

What Is a 5 Course Meal
onlinegames cruiser motorcycles combined with frigates

Foot Care for Senior Citizens
kleider Perhaps the most striking of all was Daphne Guinness

Mens Underwear for Free is a Reality with Twink Underwear
cool math games collecting income and excise taxes