UNE elege estudante paulista Carina Vitral como nova presidente

Aluna de economia da PUC-SP estará à frente da entidade pelos próximos dois anos

RIO – A paulista Carina Vitral é a nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ela assume o posto até então ocupado pela pernambucana Vic Barros, marcando a primeira sucessão entre mulheres na direção da entidade. Estudante de economia da PUC-SP, Carina tem 26 anos e estará no cargo pelos próximos dois anos.

A estudante foi eleita neste domingo, em Goiânia, durante o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Ela foi escolhida pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”, que obteve 2.367 dos votos de um total de 4.071, o que representa 58,14%.

Carina Vitral foi presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) nos últimos dois anos e participou ativamente das mobilizações pela conquista do passe livre estudantil nos transportes do estado.

ADVERTISEMENT

Entre os assuntos que ela defende estão um maior empenho da UNE na regulamentação do ensino superior privado e a ampliação da assistência estudantil. Mudanças na política econômica do país, taxação das grandes fortunas e a reforma política democrática com o fim do financiamento privado de campanhas também estão na lista.

O Globo