UNIFAL oferecerá atendimento médico especializado para a população

A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG inaugura no dia 12/03 dois novos prédios para o curso de Medicina, idealizados para a prática de ensino médico e que beneficiarão diretamente a população, o prédio de Base de Técnicas Cirúrgicas (BTC) e o prédio da Clínica de Especialidades Médicas (CEM). A solenidade, agendada para 10h, contará com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC, Paulo Barone.

Os novos espaços, localizados na Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas, cumprem uma das etapas da implantação do curso na UNIFAL-MG, iniciado em 2014. A estrutura dos prédios recebeu mais de R$ 12 milhões em investimentos. Somente em 2017, foram adquiridos equipamentos e mobiliários que somam mais de R$ 1 milhão, e que se encontram em processo de entrega e instalação.

Conforme informações da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, a inauguração consolida o compromisso da gestão 2014-2018 em atender às demandas do curso e também às necessidades de assistência médica especializada da população de Alfenas e região.
O prédio de Base de Técnicas Cirúrgicas foi construído de acordo com as diretrizes curriculares do MEC para o ensino médico, o qual contempla o treinamento simulado para o aprendizado dos estudantes.

Segundo a diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Soares, esta técnica de ensino de metodologia ativa permite o treinamento de habilidades com manequins computadorizados semelhantes aos humanos. “Os alunos terão a oportunidade de simular atendimentos próximos aos reais e vivenciar experiências de atendimento em ambiente controlado, que os prepara para o exercício profissional responsável, sem colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes reais”, detalha a professora. O laboratório também apresenta simulação em técnicas cirúrgicas, semelhante a um centro cirúrgico de ambiente hospitalar.

Os cinco pavimentos do prédio foram edificados em uma área de 3.693 m², abrigando no primeiro andar, um auditório com capacidade para mais de 150 pessoas. Os laboratórios para práticas simuladas nas áreas de Suporte Básico e Avançado de Vida, Urgência e Emergência, Semiologia Médica, Clínica Médica e Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, foram estruturados no segundo, terceiro e quarto andares. A sala dos professores e a da Diretoria da Faculdade ficarão no quinto andar.

Entre os diferenciais da obra, destacam-se a atenção à segurança, à acessibilidade e à sustentabilidade. “O prédio BTC possui o reuso de água de chuva nos banheiros, sistema de iluminação de LED, priorizando a ventilação e iluminação natural, e atende a todas as normas de acessibilidade”, garante o coordenador de Projetos e Obras da Universidade, o engenheiro Charles Guimarães Lopes.

A Clínica de Especialidades Médicas foi construída em uma área de 3.890,40 m², na qual foram distribuídos em dois pavimentos: 60 consultórios de especialidades médicas, seis salas de discussão, salas administrativas e um auditório com capacidade para 250 pessoas.

Este centro atuará no atendimento secundário na estrutura hierarquizada de saúde, a partir do atendimento na estrutura da rede básica e primária do sistema de saúde do município.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, o professor Roberto Conde, o funcionamento envolverá a participação dos professores e alunos inseridos no atendimento dos PSF’s e ambulatórios de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), gerenciados pela Prefeitura Municipal de Alfenas, os quais deverão encaminhar os pacientes em necessidades secundárias, para que sejam orientados às consultas, diagnósticos e tratamentos ambulatoriais no CEM. “Na Clínica de Especialidades Médicas serão realizadas consultas nas seis grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Saúde Mental e Medicina Familiar e Comunitária), especialmente, em ambulatórios especializados de doenças mais complexas, assim como exames diagnósticos ambulatoriais de Ultrassonografia”, explica.

Prof. Roberto esclarece que outros exames especializados serão realizados na rede credenciada do Sistema Público Municipal e, principalmente, na Santa Casa de Alfenas, hospital de referência de ensino da Universidade. “Os atendimentos da CEM serão de casos referenciados pelas unidades primárias e não de porta aberta, ou seja, não se trata de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), portanto, todos os pacientes a serem atendidos, deverão ser referenciados pela rede básica municipal”, enfatiza.

Para o estudante Eduardo José Soares Tavares, aluno do 8º período do Curso de Medicina da UNIFAL-MG, os novos espaços refletem o empenho empreendido por uma equipe comprometida em implantar um centro de excelência para o aprendizado dos estudantes e uma referência em atendimento para a população, potencializando a saúde e o desenvolvimento social. “As pessoas vão ter uma referência, semelhante à Clínica de Fisioterapia, e encontrar em um só lugar as especialidades que precisa”, afirma, destacando a integralidade e a territorialidade no atendimento que facilitará o acesso para o público, visto que a Clínica de Especialidades Médicas concentrará uma demanda de todos os professores, cuja relação próxima favorecerá os encaminhamentos e a contrarreferência em saúde, oportunizando acompanhar, em um mesmo lugar, o paciente em longo prazo.

As atividades na clínica serão acompanhadas pelos médicos professores e desenvolvidas por alunos do quarto, quinto e sexto anos, e do primeiro ao quinto ano da residência médica, além de pós-graduandos.

Com informações da Ascom Unifal-MG