UNIFAL-MG fortalece ações de internacionalização com a França

O Grupo de Internacionalização de Minas Gerais (Rede UniMinas), que reúne representantes das universidades mineiras para fortalecer ações de internacionalização, entre as quais a UNIFAL-MG, participou de um encontro em Belo Horizonte, no dia 19/02, para tratar de parcerias com o Consulado Honorário da França.

A reunião contou com a presença do cônsul honorário do país francês, Manoel Bernardes, e com o adido de cooperação e ação cultural, diretor-adjunto do Instituto Francês do Brasil para o Estado de Minas Gerais, professor Philippe Makany. “O tema da reunião foi o processo de internacionalização e parcerias, não apenas com o governo francês, mas também os demais país de língua francesa”, conta o professor Cláudio Umpierre Carlan, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) da UNIFAL-MG.

Segundo Prof. Carlan, a reunião foi de fundamental importância para o processo de internacionalização da UNIFAL-MG, uma vez que foi apresentado o modelo de acordos, ajuda de custos e bolsas, ofertados pela França. “Justamente, no momento em que fechamos convênio com a Universidade de Bourdeaux, começamos a pensar os primeiros projetos em conjunto”, disse.

Além da UNIFAL-MG, participaram da reunião representantes da PUC-MINAS, UFMG, UFOP, Cefet-MG, IFMG, UNIFEI, UFU, UFJF, UFSJ e UFVJM.

Colaboração: Cláudio Umpierre Carlan, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG