UNIFAL-MG participa de Conferência em Xangai, China

UNIFAL-MG participa de Conferência em Xangai, China

A museóloga da UNIFAL-MG, Luciana de Menezes, participou da 22a. Conferência Geral / 25a. Assembléia Geral do Conselho Internacional de Museus – ICOM / Unesco, ocorrida na cidade de Xangai, na China, entre os dias 07 e 12 de novembro deste ano.

A conferência contou com mais de 3.600 participantes, representando 122 países, territórios e organizações internacionais para debater, no âmbito dos museus e patrimônio, a temática “Museus para a Harmonia Social”.

O Conselho Internacional de Museus – ICOM, criado em novembro de 1946 e vinculado à UNESCO desde 1947, é um espaço de produção, acumulação e difusão de conhecimento referente ao domínio dos museus, formando um ambiente propício à geração de informações especializadas sobre a área. É a partir das discussões e publicações realizadas e organizadas por este Conselho que se constrói um ambiente de produção de conhecimento e de conceitos sobre museus e Museologia, com base nos fatos ocorridos no mundo dos museus.

Durante a Conferência também ocorreram as reuniões dos Comitês filiados ao ICOM. A museóloga da UNIFAL-MG, faz parte do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), no âmbito do Comitê Teórico do Campo, que discute questões teóricas e organizacionais dos museus além das pesquisa de campo. Também ocorreu a Assembléia Geral onde foi eleito o atual Presidente da Organização, a brasileira, Tereza Scheiner, para exercer o mandato de 2010 – 2013.

A próxima Conferência (que acontece a cada três anos) ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro em 2013, que ocorre pela primeira vez em solo brasileiro.

Compartilhar