UNIFAP recebe Comissão Nacional de Ética

A presidência da entidade avaliou a padronização dos trabalhos do CEP

A coordenadora do CEP, Profa. Dra. Raphaelle Borges em entrevista à AsCom. Foto: Valber Pimenta

Em visita a Macapá, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) participou de encontro na Universidade Federal do Amapá, na quinta-feira, 19 de setembro. A presidência da entidade discutiu a proposta de padronização do trabalho administrativo dos Comitês locais, além de fortalecer a análise e discussão ética nas respectivas instituições. O CONEP é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) com seres humanos da UNIFAP, Profa. Dra. Raphaelle Sousa Borges, do colegiado de Enfermagem, explica a importância da visita dos avaliadores.

“O encontro servirá como subsídio para as nossas avaliações. Conversamos sobre os principais pontos que precisam ser melhorados, reduzindo a quantidade de pendências nos projetos. Então, esse momento é para encontrarmos alternativas de como trabalhar com a comunidade acadêmica para melhorar os projetos, fazendo com que tenham o mínimo de desajustes. Desta forma, poder ajudar o pesquisador a aprovar seu projeto mais rapidamente”, observa a coordenadora.

Conforme prevê o regimento interno da UNIFAP, “o CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa”.

Fotos: Inara Lopes – AsCom/UNIFAP

Encaminhamentos

Na programação da visita, as lideranças trataram das atividades do CEP e da relevância do Comitê nas atividades de pesquisa da UNIFAP. O primeiro momento do encontro reuniu a coordenação do CEP da UNIFAP, docentes de colegiados da Universidade, a representante da Associação das Parteiras de Santana, Sr.ª Raimunda Silva de Souza e o funcionário do CEP, Sr. Aélisson Hermes Viana da Costa. Atualmente, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFAP é coordenado pela Profa. Dra. Raphaelle Sousa Borges, e na vice coordenação, a Profa. Dra. Anneli Célis de Cardenas.

No período da tarde, a atividade contou com presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP, Profa. Dra. Amanda Alves Fecury  e Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Elda Gomes Araújo. Na conversa, foi contextualizada a relevância do Sistema CEP/CONEP e do Comitê da UNIFAP. O grupo também discutiu encaminhamentos para construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP.