Unifei – Comitiva participa do Investment Experience Day em Belo Horizonte

A comitiva da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) composta pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, e Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, bem como pelo procurador jurídico da instituição, Mauricio Gouvêa, esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, no último dia 26 de abril, para participar do Investment Experience Day. Acompanhando a comitiva da Unifei, também esteve presente o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot.O ev

ento foi organizado pela Fiemg, a Câmara de Comércio Americana (Amcham Brasil) e a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e teve como objetivo apresentar as oportunidades de investimento no Estado, com destaque para o ecossistema de inovação na região metropolitana e no Sul de Minas, além de discutir e trocar informações que possam estimular o comércio bilateral entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Estado de Minas Gerais.

A prioridade da área internacional da Fiemg, que atua por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN/MG) é divulgar o potencial do Estado para o mundo e ampliar a participação de Minas Gerais no mercado global. Além da cidade de Belo Horizonte, Itajubá foi convidada para se apresentar como um local de grande potencial para investimentos.

Itajubá no evento

Como caso de sucesso no desenvolvimento de empreendimentos com base em uso de tecnologia no Estado de Minas Gerais foi feita uma apresentação sobre o “Ecossistema de Inovação de Itajubá”. No início, o secretário José Fernando falou sobre o ambiente existente na cidade, ressaltando a recente criação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai). Na sequência, os professores José Arnaldo e Dagoberto apresentaram informações sobre os campi da Unifei de Itajubá e de Itabira e seus diversos projetos.

Segundo os representantes da Unifei, a apresentação realizada teve ótima repercussão entre os convidados para o evento, como Rodrigo de Sá, diretor global de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technology. Ele é um dos que manifestaram interesse em possíveis futuras parcerias e a sua empresa é a principal responsável pelo desenvolvimento do hyperloop, o meio de transporte super-rápido e revolucionário concebido por Elon Musk.

Outras participações

Em material veiculado sobre o evento na página da Fiemg na internet, o superintendente executivo de Relações Institucionais da instituição, Paulo Brant, afirmou que “Belo Horizonte se destaca por sua atitude empreendedora, com um ecossistema extremamente promissor” e que “em termos relativos, é a capital brasileira que mais desenvolve startups”.

O executivo lembrou que a Fiemg é a única no país com uma estrutura voltada exclusivamente para a atração de investimentos, a Gerência de Atração de Negócios e Investimentos (Gani), cuja missão é atrair investimentos de impacto para transformação da economia e da indústria mineira. Ela atua apoiando indústrias e centros de P&D em todo o processo de investimento no Estado de Minas Gerais.
Ao longo do evento, outros dois casos de sucesso foram apresentados, além do de Itajubá: “A instalação do Centro de Inovação em Logística XO² da Hyperloop Transportation Technology”, feita pelo diretor Rodrigo Sá, e “Fiemg Lab”, feita pelo analista Felipe Farias.

De acordo com o site da Fiemg, o Investment Experience Day contou com as presenças de representantes das empresas Abbott, Citic, Clamper, DCML, Ernest Young, General Electric, Mckinsey e Schneider Electric. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de referências no setor em visitas técnicas à Sambatech, ao CIT Senai e à Embraer.