UNIFEI e Prefeitura Municipal de Itabira se reúnem, com a presença do MEC e da Vale, para assinatura de protocolos de intenções em continuidade à nova fase da PPP para expansão do Campus de Itabira

Em continuidade à nova fase da parceria público-privada (PPP) entre Prefeitura de Itabira, Vale e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foram assinados nesta terça-feira, dia 30 de junho, protocolos de intenções destinados a proporcionar recursos e condições estruturantes laboratoriais para possibilitar proposições de cursos.

Mais especificamente, os protocolos são destinados a possibilitar a aquisição e a instalação de equipamentos para a proposição de implantação de mais cinco cursos de graduação na área de tecnologia, no valor de R$ 12 milhões; a aquisição e instalação de equipamentos laboratoriais para a proposição de implantação do curso de Medicina, com investimento de mais R$ 10 milhões, e a utilização dos hospitais geridos pelo poder público municipal por professores, técnicos e alunos, caso o curso seja implantado.

Participaram do evento realizado por videoconferência, pela UNIFEI, os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor, e Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor. Pelo Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, titular da Secretaria Educação Superior (SESU); Tomás Dias Sant’Ana, secretário adjunto de Educação Superior, e Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES). Pela Prefeitura de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães, prefeito municipal. E pela Vale, Luís Augusto Moyses de Magalhães, analista de Relacionamento Institucional.

Pronunciamentos

O reitor da UNIFEI, enfatizou que o aspecto mais fundamental para desenvolvimento de qualquer nação é o investimento em educação. “Essa assinatura demonstra que estamos transformando em atos toda a expectativa e os sonhos. Essa talvez seja a PPP mais absolutamente efetiva de que tenho conhecimento no nosso país. Não há investimento mais bem feito e significativo do que este. Tenho certeza absoluta de que os resultados vão permear todas as gerações futuras”, disse o professor Dagoberto.

O secretário Wagner Souza ressaltou a tradição da UNIFEI em buscar parcerias para cumprir sua missão de ensino, pesquisa e extensão e também elogiou os resultados que têm sido obtidos por ela. Por fim, ele deixou a palavra de apoio da Secretaria de Educação Superior a todas as ações que a Universidade tem desenvolvido: “Contem com a SESU. O que nós pudermos fazer aqui para apoiar esta Universidade a continuar cumprindo sua missão, nós assim o faremos”.

Tomás Sant’Ana destacou que o projeto é muito bem estruturado e que há reconhecimento do MEC pelo trabalho que está sendo feito. “No que estiver ao nosso alcance, não mediremos esforços, haja vista que temos uma meta do Plano Nacional de Educação a cumprir que preza pelo crescimento do número de matrículas na educação superior. Vamos em busca disso”, disse O secretário adjunto da SESU.

Eduardo Salgado falou sobre seu prazer em participar do evento, pois já teve a oportunidade de estar no campus da UNIFEI em Itabira, pela qual tem um imenso carinho. “Fico extremamente feliz em saber que temos prefeitos que investem maciçamente na educação. E no que puder apoiar essas ações, a DIFES estará junto com a UNIFEI”, disse o diretor.

O prefeito Ronaldo Lage ressaltou a importância do investimento em educação, ciência e tecnologia para a diversificação econômica de Itabira. Ele reforçou que as obras de construção dos três prédios novos já se iniciaram e têm previsão de serem finalizadas em dois anos. Já Luís Magalhães, da Vale, destacou a importância do momento para Itabira e região e o robusto investimento que tem sido realizado.

Ao longo de todo o evento, o vice-reitor da UNIFEI apresentou informações sobre o planejamento da expansão do Campus de Itabira. Ele destacou que essa iniciativa é capaz de transformar educação, ciência, tecnologia e inovação em um projeto de Estado. “É um exemplo para o país, no qual há a união de esforços entre poder público e iniciativa privada para construir um Brasil pela educação. Tenho certeza de que todos nós que estamos aqui, unindo esforços e trabalhando juntos, vamos conseguir alcançar essa grande transformação”, defendeu o professor Marcel.

Para assistir o evento completo:

https://www.youtube.com/watch?v=5pngM1SkpjQ&t=1040s