Unifei firma mais um Acordo de Duplo Diploma com escola de Engenharia da França

Unifei firma mais um Acordo de Duplo Diploma com escola de Engenharia da França

No dia 13 de junho, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), o professor Mikael Guegan, diretor pró-tempore da École Nationale D’Ingénieurs de Brest (Enib), da França, para a assinatura do Acordo de Duplo Diploma entre as duas instituições para o curso de Engenharia Eletrônica.

Na oportunidade, estiveram presentes o professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria da Unifei, e os seguintes docentes do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia Informação (Iesti): Maurílio Pereira Coutinho e Danilo Henrique Spadoti, respectivamente diretor e vice-diretor da Diretoria de Relações Internacionais (DRI); Carlos Augusto Ayres, coordenador do acordo; Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica, e Luís Henrique de Carvalho Ferreira, atual coordenador, pela Unifei, do Projeto Capes/Brafitec entre Unifei/Unesp/UPE e o Grupo Écoles Nationales D’Ingénieurs (ENI), da França. Também participou do evento o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Segundo o professor Carlos Ayres, o relacionamento entre as duas instituições foi iniciado em 2010 por meio do Projeto Capes/Brafitec de intercâmbio de alunos entre Brasil e França, sob sua coordenação. “No ano passado, já havia sido assinado o Acordo de Duplo Diploma para o curso de Engenharia da Computação. Por meio desses acordos, os estudantes dos cursos Engenharia Eletrônica e de Computação da Unifei e os da Enib envolvidos neste intercâmbio terão a possibilidade de obter os diplomas nas duas instituições. Isto permitirá a esses alunos atuar profissionalmente no Brasil e na Comunidade Europeia”, detalhou o docente.

Carlos Ayres também informou que, nesta visita do professor Guegan à Unifei, já ficou definido que o próximo Acordo de Duplo Diploma será para o curso de Engenharia de Controle e Automação, contemplando, assim, todos os cursos do Iesti. “Outro ponto importante foi a identificação de algumas áreas de interesse comum em pesquisa, nas quais os professores das duas instituições, assim como seus alunos de mestrado e doutorado, devem iniciar trabalhos conjuntos. São ações importantes visando à internacionalização da Unifei e propiciando uma oportunidade ímpar aos seus alunos, com ganhos muito relevantes para as duas instituições”, explicou o professor.

Ao final da visita, o professor José Arnaldo ofereceu ao visitante francês um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.

Compartilhar