Unifei firma mais um Acordo de Duplo Diploma com escola de Engenharia da França

No dia 13 de junho, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), o professor Mikael Guegan, diretor pró-tempore da École Nationale D’Ingénieurs de Brest (Enib), da França, para a assinatura do Acordo de Duplo Diploma entre as duas instituições para o curso de Engenharia Eletrônica.

Na oportunidade, estiveram presentes o professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria da Unifei, e os seguintes docentes do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia Informação (Iesti): Maurílio Pereira Coutinho e Danilo Henrique Spadoti, respectivamente diretor e vice-diretor da Diretoria de Relações Internacionais (DRI); Carlos Augusto Ayres, coordenador do acordo; Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica, e Luís Henrique de Carvalho Ferreira, atual coordenador, pela Unifei, do Projeto Capes/Brafitec entre Unifei/Unesp/UPE e o Grupo Écoles Nationales D’Ingénieurs (ENI), da França. Também participou do evento o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Segundo o professor Carlos Ayres, o relacionamento entre as duas instituições foi iniciado em 2010 por meio do Projeto Capes/Brafitec de intercâmbio de alunos entre Brasil e França, sob sua coordenação. “No ano passado, já havia sido assinado o Acordo de Duplo Diploma para o curso de Engenharia da Computação. Por meio desses acordos, os estudantes dos cursos Engenharia Eletrônica e de Computação da Unifei e os da Enib envolvidos neste intercâmbio terão a possibilidade de obter os diplomas nas duas instituições. Isto permitirá a esses alunos atuar profissionalmente no Brasil e na Comunidade Europeia”, detalhou o docente.

Carlos Ayres também informou que, nesta visita do professor Guegan à Unifei, já ficou definido que o próximo Acordo de Duplo Diploma será para o curso de Engenharia de Controle e Automação, contemplando, assim, todos os cursos do Iesti. “Outro ponto importante foi a identificação de algumas áreas de interesse comum em pesquisa, nas quais os professores das duas instituições, assim como seus alunos de mestrado e doutorado, devem iniciar trabalhos conjuntos. São ações importantes visando à internacionalização da Unifei e propiciando uma oportunidade ímpar aos seus alunos, com ganhos muito relevantes para as duas instituições”, explicou o professor.

Ao final da visita, o professor José Arnaldo ofereceu ao visitante francês um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.