Unifei inaugura centro em Redes Elétricas Inteligentes

O Centro de Excelência em Redes Elétricas Inteligentes (CERIn) está localizado no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), fase I, no Campus da Universidade Federal de Itajubá – Unifei e será inaugurado no próximo dia 8 de novembro de 2013, cuja solenidade faz parte da lista de eventos que estão marcando os 100 anos de história da Universidade.

Este centro de pesquisas avançadas é decorrência de muitos anos de experiência dos professores pesquisadores do Grupo de Estudos em Qualidade da Energia Elétrica (GQEE), grupo de pesquisa da engenharia elétrica e do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia da Unifei. O GQEE sempre atuou nas áreas de qualidade da energia, proteção elétrica, medição elétrica e processamento de sinais aplicados a sistemas de potência.

Uma das questões fundamentais das áreas de atuação do GQEE está ligada à melhoria da qualidade do produto ‘energia elétrica’, bem como a qualidade do atendimento e do serviço das companhias de energia elétrica (geradoras, transmissoras e distribuidoras). Essas questões têm sido reivindicadas pelos consumidores em geral, mas incluindo as próprias companhias de energia elétrica, nascendo daí a necessidade de redes elétricas mais eficientes, confiáveis, dinâmicas, seguras, integradas ao meio ambiente. Estas redes devem incluir fontes alternativas (renováveis) de geração de energia elétrica e uma cadeia de elos de comunicação entre dispositivos e centros de supervisão e controle, entre consumidores e supridores, tornando rede elétrica mais automatizada e mais inteligente. Esse conceito, de modo resumido, leva ao termo Smart Grid ou redes elétricas inteligentes.

Considerando as diferentes experiências do GQEE ao longo dos anos, surgiu a necessidade de expandir as ações dos docentes e pesquisadores do grupo, incluindo a construção de um ambiente de melhor interação entre a academia e a empresa e a implantação de novos laboratórios de ensino e pesquisa que possam gerar inovações científicas e tecnológicas. A princípio o nome do Centro, idealizado pelo ex-coordenador do GQEE, professor José Policarpo Gonçalves de Abreu, atual diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, seria Centro de Estudos em Qualidade e Compatibilidade Elétrica, mas com a eclosão das chamadas redes inteligentes, o nome definitivo, em função de acordo entre os parceiros Cemig, Eletrobrás e a atual coordenação do GQEE, passou a ser designado de CERIn.

O objetivo principal do CERIn é desenvolver estudos avançados incluindo:

– impactos da conexão de fontes renováveis na rede elétrica;

– o uso de novos sensores e medidores inteligentes;

– o monitoramento eficiente da qualidade da energia;

– o desenvolvimento de proteções adaptativas e mais inteligentes para as redes de distribuição;

– o estudo de novos condicionadores/ armazenadores de energia elétrica;

– aspectos regulatórios envolvendo a questão energética das redes do futuro.

Não limitado a estes temas, o CERIn tende a buscar parcerias internas e externas para trabalhar em projetos de pesquisa mais amplos envolvendo tecnologias da informação, mercado de energia, veículos elétricos e tantos outros temas afetos às redes elétricas inteligentes.

A construção do CERIn e a sua operacionalização só foi possível tendo em vista o investimento realizado pela CEMIG, Eletrobrás, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Minas Gerais (SECTES), Fapemig, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a própria Unifei.

Ascom Unifei

 

How To Find Your Scrapbooking Style
free online games which usually have a darker color at the toe

15 Things To Watch This Week 3
cheap flights hijab process helpful tips

Barbie Birthday Parties for 5
forever 21 how to look after past

Replica Cheap Chanel Vintage Le Train Bag
free online games In addition to the online store

Fashion and Beauty Invention Success
jeux fr I had to test this recipe to see how it tasted

Designing Personalized T Shirts For Original Couture
kleider style began in the elite preparatory schools in the American northeast

Can A High Flying Stock Continue To Rise Without A Visionary Leader
ballkleider which can vary greatly depending on client interests in their designs

How To Dress Your Body
cool math It has a powder skirt