Unifei – Professor de Itabira lança livros sobre tecnologia siderúrgica e matemática aplicada

O livro Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas apresenta exercícios que auxiliam na fixação e assimilação dos conteúdos. O livro Tecnologia Siderúrgica é destinado aos estudantes do nível médio técnico e a engenheiros que estão interessados no assunto.

No início de 2018, o professor Ricardo Shitsuka, em parceria com demais autores, lançou dois livros. Os títulos “Tecnologia Siderúrgica” e “Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas” se somam a outros 15 projetos literários produzidos pelo docente ao longo de sua carreira, abrangendo os mais variados temas, como matemática, xadrez e sistemas de informação, entre outros.
Em “Tecnologia Siderúrgica”, Shitsuka discorre sobre os processos siderúrgicos e suas tecnologias, passando pela produção do ferro e aço, até chegar ao uso desses produtos em nosso cotidiano, como arames, pisos de ônibus, móveis, panelas e ferramentas, entre outros. No segundo título, “Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas”, o objetivo é demonstrar, do leigo ao estudante, a associação entre o ensino da matemática e a computação.

Os autores buscaram tornar ambos os trabalhos acessíveis a todos os públicos. Para isso, evitaram uma linguagem muito técnica, embasando-se em exemplos práticos. Isso possibilita, nas palavras do professor Shitsuka, um letramento dos leitores. “Letramento representa um conhecimento básico sobre o máximo de áreas possíveis, saber como e onde se aplica cada coisa. Portanto, quanto mais letrado você for, mais você conhece, o que contribui para a sua formação pessoal”, esclareceu o professor.

Ricardo Shitsuka, que atualmente leciona para os cursos de Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais no campus de Itabira, também falou sobre a contribuição que os trabalhos trazem à Unifei, ressaltando os projetos produzidos pelo corpo docente da instituição ao longo dos anos: “É mais uma produção importante realizada no campus. Tudo que o nosso quadro de professores vem desenvolvendo, como um projeto ou artigo, ajuda no crescimento da Universidade. Periodicamente, o Governo avalia nossas instituições de ensino, e essas ações contribuem para que a Unifei seja bem avaliada e respeitada no meio”.

Os interessados nas obras podem lê-las ou comprá-las aqui e aqui.

Sobre o autor

O professor Ricardo Shitsuka é doutor em Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Engenharia de Materiais e Metalurgia e possui especialização em Tecnologias Educacionais, Sistemas de Informação, Design Instrucional para EAD, Redes de Computadores, E-business, Informática em Educação, Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade, Educação Infantil e em Administração Escolar e Inspeção Escolar. Possui graduação em Engenharia de Metalúrgica e de Materiais e em Odontologia, além de Licenciatura em Computação e em Pedagogia.

Ele é pesquisador e professor adjunto IV no campus da Unifei de Itabira, no qual atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Também é líder do Grupo de Pesquisas em metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências (Meac), editor da revista Research, Society and Development e atua como avaliador “Ad hoc” para o DAES/INEP/MEC.

Matemática Aplicada

Segundo material de divulgação do site www.martinsfontespaulista.com.br sobre o livro “Matemática Aplicada à Linguagem de Programação C++ e a Planilhas Eletrônicas”, a matemática está presente no cotidiano das pessoas de diversas formas e é, ainda, a base para, entre diversas outras ciências, a ciência da computação.

“O objetivo da obra é ajudar o leitor a perceber e entender essa relação por meio de um passeio pela matemática que incentive a resolução de problemas do cotidiano, com a modelagem matemática dos problemas, e a associação com a computação por meio de resoluções com o uso de planilhas eletrônicas e da programação, com o emprego de fluxogramas, algoritmos e programação em C/C++”, informa a divulgação sobre o livro, o qual apresenta exercícios que auxiliam na fixação e assimilação dos conteúdos.

Tecnologia Siderúrgica

Segundo informações do site http://poisson.com.br, o livro Tecnologia Siderúrgica se destina aos estudantes do nível médio técnico e a engenheiros que estão interessados no assunto.

A obra se inicia com breves aspectos históricos da siderurgia, passa pelos produtos de aço e ferro fundido existentes no mercado e suas propriedades, trata dos processos de produção, passando pela siderurgia integrada até o lingotamento que inclui os altos-fornos, aciarias LD, lingotamento convencional e contínuo e siderurgia à base de sucata em fornos elétricos.

O livro também faz menção a laminação de chapas grossas e finas, bobinas, linhas de galvanização e produção de folhas de flandres, fornos de recozimento e reaquecimento, produção de perfis, como trilhos, vigas em I, vigas em T, cantoneiras e perfilados em geral.

Além de tratar sobre qualidade, produtividade e produtos em geral, outros aspectos importantes nesta obra são: a questão da automação e sistemas integrados computacionais com as informações tramitando pelas redes de computadores pela nuvem da Internet, a questão dos despachos, embalagem, logística e transportes e a questão da sustentabilidade.