UNIFEI Programa de Iniciação à Engenharia é mais um passo na parceria com Vale para a implantação do Hub de Educação e Tecnologia de Itabira

O Programa de Iniciação à Engenharia é uma das ações previstas no Hub de Educação e Tecnologia de Itabira, cujo fomento foi acordado quando da assinatura do Protocolo de Intenções entre Vale, Prefeitura e UNIFEI, em outubro de 2019.

Segundo a professora Giselle de Paula Queiroz Cunha (ICPA), o Programa de Iniciação à Engenharia, é uma oportunidade para que UNIFEI, Vale e Prefeitura alinhem as perspectivas para a implantação do Hub de Educação e Tecnologia de Itabira.

O Hub de Educação e Tecnologia de Itabira é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – campus de Itabira, da Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) e da Vale. Seu objetivo é identificar oportunidades de diversificação econômica para o município, tendo como principal vertente ações de incentivo à educação e inovação.

O Programa Vale UNIFEI-Itabira de Iniciação à Engenharia é uma das ações previstas no Hub de Educação e Tecnologia de Itabira, cujo fomento foi acordado quando da assinatura do Protocolo de Intenções entre Vale, PMI e UNIFEI, em outubro de 2019.

Com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o Programa envolve grupos de pesquisa dos cursos de Engenharia do campus da UNIFEI em Itabira, os quais serão incentivados a desenvolver soluções para desafios ligados a temáticas da Engenharia, contemplando a participação de equipes formadas por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Na segunda etapa de implantação do Programa, as escolas de ensino médio do município também serão envolvidas.

Além do apoio aos projetos de P&D propriamente ditos, a iniciativa pretende promover uma cultura de inovação na região de Itabira, despertando o interesse vocacional pela profissão de engenheiro e pela pesquisa científica e tecnológica.

Os projetos serão avaliados e aprovados por meio de editais, que, oportunamente, serão publicados nos canais internos de comunicação da UNIFEI. Em 2020, será priorizado o planejamento para a execução dos projetos que envolvem docentes e discentes da graduação e pós-graduação (mestrado).

O Programa Vale UNIFEI-Itabira de Iniciação à Engenharia possui vigência de 70 meses e investimento na ordem de R$ 4.060.560,00 (quatro milhões, sessenta mil e quinhentos e sessenta reais). Todas as ações que envolvem o planejamento e a execução levarão em consideração os cenários possíveis em função da pandemia da COVID-19, resguardando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e demais órgãos sanitários competentes.

A professora Giselle de Paula Queiroz Cunha, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), coordenadora institucional do Programa de Iniciação à Engenharia, ratifica que esta é uma oportunidade para que os parceiros, desde a criação do Campus, consolidem o legado já construído até o momento e alinhem as perspectivas para a implantação do Hub de Educação e Tecnologia de Itabira, não só em termos de infraestrutura, como também na formação de recursos humanos, fortalecendo a pesquisa e a extensão, de forma indissociada do ensino. “É, realmente, mais uma oportunidade para fortalecer os laços institucionais e os interesses mútuos pela contribuição ao desenvolvimento de Itabira e região”, diz a docente.

Para conferir o Edital CHAMADA UNIFEI ITABIRA-VALE: PROGRAMA DE INICIAÇÃO À ENGENHARIA – SELEÇÃO DE PROJETOS PARA APOIO FINANCEIRO, basta clicar em: https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/tPASnEWNv7hhJvz