UNIFEI promove III seminário de inclusão

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveu o III Seminário de Inclusão com o tema “Políticas Públicas: Teoria e prática”, que teve como objetivo reunir pesquisadores, profissionais da educação e áreas afins, estudantes e públicos interessados em geral para a socialização de experiências, além da promoção da busca dialógica de elementos teórico-práticos na perspectiva do ideário de uma sociedade inclusiva.

O seminário contou com conferências, mesas redondas e oficinas com vistas à construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças.

No primeiro dia ocorreu um importante debate sobre questões de gênero, seguido de oficinas relacionadas à inclusão educacional e relações étnico-raciais. A conferência de abertura teve como tema: “Inclusão: Desafios e possibilidades no cotidiano docente”, ocasião em que alunos, professores e público interessado puderam refletir sobre a formação de professores, as práticas inclusivas e a possibilidade de desconstruir discursos que se tornam amarras dos modos de ser e fazer docentes.

Já no segundo dia do evento foi organizado para que os temas “Relações Étnico-Raciais” e “Inclusão Educacional” fossem apresentados no formato de mesas redondas, com a participação de profissionais de diferentes instituições de ensino superior, que relataram suas experiências e pesquisas. Foi dado destaque para a inclusão de alunos com deficiência intelectual, considerada o grande nó da inclusão. Os professores tiveram a oportunidade de compartilhar suas angústias, fazer perguntas e sair com algumas respostas e muitos questionamentos. Na parte final do dia, a professora doutora Izabel Maior, da UFRJ, falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão.

No último dia do evento foram oferecidas oficinas que trataram de práticas educacionais com alunos com deficiência visual e alunos com deficiência auditiva – mais uma ação do Projeto de Extensão “Sexta Feira Inclusiva”, do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI).

A palestra de encerramento do seminário foi proferida pela professora doutora. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, da UNESP, com o tema “Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa – formação, extensão e pesquisa em uma perspectiva Inclusiva”. O evento reuniu pessoas preocupadas e interessadas pelos temas tratados e que já estão na expectativa pelo IV Seminário de Inclusão da Unifei, já previsto no calendário para os dias 19 e 20 de outubro de 2016.

ASCOM – Universidade Federal de Itajubá