Unifei recebe comitiva de Taiwan

 No dia 28 de setembro, sexta-feira, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu a visita dos representantes da empresa Taitra, de Taiwan, Rachel Hsiu Ling Lu e Suen Sik Lung, além de representantes da empresa Advantech, de origem taiwanesa e que possui uma unidade em Itajubá.

 Os visitantes foram recebidos, inicialmente, na Reitoria pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, e Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela qual também esteve presente o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento.

 Fizeram parte da comitiva Mário Franco Neto, presidente da Advantech Brasil; Higor Del Vecchio de Carvalho, engenheiro de Aplicação; Vinícius Rennó Campos, responsável pelo Marketing Corporativo e Parcerias da empresa, e pelo executivo Hélcio Pinto. Participaram ainda da visita o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, e Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

 Na oportunidade, os visitantes discutiram possíveis parcerias e assistiram ao vídeo institucional da Universidade. O reitor, professor Dagoberto passou, então, às mãos de Rachel Hsiu Ling Lu um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, que faz referência ao primeiro centenário da Instituição.

 Após o encontro na Reitoria, os visitantes estiveram nas dependências do Instituto de Engenharia de Sistema e Tecnologia da Informação (Iesti) e conheceram locais onde são desenvolvidas pesquisas diversas, como Laboratório de Usabilidade, Telecom e Laboratório de Microeletrônica. Eles também visitaram o Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), sendo recebidos pela professora Juliana Caminha Noronha no Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU). Posteriormente, Suen Sik Lung, representante da Taitra, realizou no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Unifei uma palestra a respeito da empresa e das oportunidades de negócios com Taiwan.

Palestra no Excen

 Durante sua palestra, Suen Sik Lung disse que a Taitra é uma organização de promoção comercial sem fins lucrativos, fundada em 1970, e com mais de 61 filiais em todo o mundo, cujas principais funções são identificar potenciais parceiros, agendar reuniões, organizar missões comerciais e promover eventos em seu país de origem.

 Segundo o executivo da empresa, o objetivo da visita foi estreitar as relações entre Taiwan e o Brasil por meio de parcerias que visam obter crescimento tecnológico, didático e empresarial. Ele disse que Taiwan é um dos países asiáticos que mais se desenvolve economicamente nos tempos atuais e que possui altas taxas de exportação, principalmente para países como China, Japão e Estados Unidos.

 O palestrante também informou que o país se empenha na produção de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e tem os aparelhos de informática e eletrônicos como seus produtos mais famosos.

 Mais informações sobre a empresa Taitra podem ser acessadas pelo link:https://brazil.taiwantrade.com/about/taitra.jsp.