UNIFEI recebe subsecretário de CT&I de Minas Gerais

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Victor Lobato Garizo Becho, e sua comitiva realizaram uma visita ao campus sede Universidade Federal de Itajubá. Inicialmente, eles estiveram na Fase 1 do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, sediada na Unifei, e depois se dirigiram à Reitoria.

Além do subsecretário, estiveram presentes Geovana Maria do Carmo Santos, da Superintendência de Inovação Tecnológica, e Mila Magalhaes Ribeiro, da Superintendência de Inovação Social, Tecnologia da Informação e Comunicação, ambas subordinadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), à qual também está ligada a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Participaram ainda da visita o tenente-coronel André de Oliveira Coli, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), sediado em Itajubá, e os oficiais capitão Daniel Cardoso Ladeira, chefe da Seção de Pesquisas e Projetos de Tecnologia, e 1º tenente Lucas de Oliveira Barcelos, da Assessoria Técnica do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), ambos da PMMG de Belo Horizonte.

Os visitantes foram recebidos na Reitoria da Unifei pelos professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, e Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação, além do servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Também recepcionaram os visitantes o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, e os secretários municipais de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e de Coordenação Geral e Gestão, Carlos Vitor Rodrigues Conti, que também é diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

 O professor Marcel manifestou sua satisfação em receber os visitantes e disse que a Unifei desenvolve importantes projetos que beneficiam seu público interno e as comunidades de Itajubá e Itabira e de seu entorno, criando e disseminando conhecimento.

 Os visitantes puderam assistir a um vídeo sobre a Unifei e saber mais sobre o número de alunos, de cursos de graduação e pós-graduação e de laboratórios existentes nos dois campi. Na oportunidade, foi comentado sobre o estudo de impacto econômico da Unifei na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, realizado recentemente por um grupo de professores do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) e que serve de base para estudos similares em outras universidades brasileiras.

 Também foi destacada a cessão de uma área de expansão da Universidade para a Inovai, visando à implantação da Fase 2 do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e os visitantes conheceram mais detalhes sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá.

 O professor José Arnaldo falou, então, sobre a necessidade de apoio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Sedectes para a efetivação desse empreendimento, e o subsecretário sugeriu que fossem feitos contatos entre a Unifei e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), já que há interesse por parte do Estado no desenvolvimento de parques tecnológicos em várias regiões mineiras.

 O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, destacou a união que existe entre a administração municipal e a Reitoria da Unifei e reconheceu a importância da Universidade para a cidade, a região sulmineira, o Estado e o país com a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de diversas pesquisas.

 Ao final da visita, o subsecretário agradeceu o professor Marcel e aos demais representantes da Unifei e da Prefeitura de Itajubá pela acolhida a sua comitiva. Como cortesia, o vice-reitor entregou a ele e aos representantes da PMMG exemplares do livro “Unifei: 100 Anos de História”, referente ao primeiro centenário da Instituição.

 Logo após a reunião, os convidados seguiram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), onde foram acompanhados pela professora Juliana Caminha e puderam conhecer as diversas atividades e projetos já desenvolvidos, bem como os que estão previstos para acontecerem com a reforma e construção de novos espaços no IEPG.

 Ainda pela manhã, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre a Inovai, feita pelo seu diretor de Inovação, Carlos Conti, no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, que fica na região central de Itajubá, onde puderam conhecer a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) e as startups nela instaladas.