Unifei recebe visitas de representantes do MEC e do MCTIC

Em sessão extraordinária, o secretário Arnaldo, do MEC, ministrou na sala de reuniões do Consuni uma palestra sobre o Future-se.

Em sessão extraordinária, o secretário Arnaldo, do MEC, ministrou na sala de reuniões do Consuni uma palestra sobre o Future-se.

Durante os dias 3 e 4 de outubro, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu a visita do secretário Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) e de Leonardo Freitas, coordenador de Empreendedorismo da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo da visita foi conhecer a Universidade, bem como participar do Inovasul Innovation Summit.

No primeiro dia da visita, em uma sessão extraordinária na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), o secretário do MEC fez uma palestra sobre o programa Future-se, bem como respondeu às perguntas feitas pelos conselheiros sobre o assunto.

Após a reunião, o secretário Arnaldo esteve no Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), juntamente com o coordenador Leonardo, do MCTIC, para participar da inauguração de novos espaços de inovação da Universidade: o Coworking e o MarkerSpace.

Representantes do MEC, do MCTIC, da Unifei e da Prefeitura de Itajubá durante o evento no Teatro Municipal.

No local, os representantes do MEC e do MCTIC, na presença do reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, de vários docentes, servidores e alunos da Universidade, representantes da administração municipal de Itajubá, empresários e outros convidados, inauguraram os novos espaços e fizeram discursos enaltecendo a importância desse momento para a Instituição.

Após a inauguração, os presentes puderam conhecer melhor o Coworking e o MakerSpace. Na sequência, participaram de um coquetel no saguão do primeiro andar do prédio da Administração Central da Unifei.

Na manhã do dia 04, o secretário Arnaldo esteve presente no evento Inovasul Innovation Summit, que aconteceu no Teatro Municipal Christiane Riêra. Ele participou do primeiro painel, sobre “Políticas Públicas para Inovação”, que teve como debatedores o professor Dagoberto Alves de Almeida, o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera; o vice-prefeito, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva e o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot.

O segundo painel, sobre “O papel dos fundos de investimento e programas em empreendimentos inovadores”, teve como debatedores Leonardo Freitas, representante do MCTIC; Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei; Conrado Navarro, fundador do Dinheirama, e autor de livros de finanças pessoais e investimentos; Maurício Fernandes, sócio e membro da equipe de gestão da Dahlia Capital e analista do setor de telecomunicações, mídia e tecnologia no mercado financeiro, e Daniel Manucci, da Manucci Advogados.

Após sua participação no evento, o secretário do MEC retornou à Unifei para participar, na sala do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepead), de uma reunião de encerramento de sua visita com chefias da Reitoria, pró-reitores, o diretor de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Valério de Moraes; o professor Moisés Diniz Vassallo, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e o professor Marcos Aurélio de Souza, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).

Participantes do painel sobre “Políticas públicas para inovação” durante o evento InovaSul Invest Summit.

InovaSul Invest Summit

O InovaSul Invest Summit, evento de cooperação empresarial, integrou um seminário de inovação e investimentos de âmbito nacional com palestras e painéis, cujo objetivo foi estimular discussões sobre temas relevantes, como cidades inteligentes, criação de oportunidades de negócios em tecnologias inovadoras e IOT.

Segundo os organizadores do evento, o Sul de Minas é uma das principais regiões do país envolvidas com inovação e empreendedorismo, com tradição centenária no desenvolvimento tecnológico do país, que precisa de um espaço de visibilidade nacional e internacional para apresentar todo o seu potencial. Com este desafio de integração dos principais players globais do setor de tecnologia, o evento é uma nova opção periódica para discutir os temas mais relevantes para os negócios tecnológicos e a inovação do país.

A Unifei apoiou o evento, cuja realização ficou sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Itajubá, da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae – MG).

Além do primeiro e segundo painéis, o evento apresentou outros debates sobre assuntos diversos. O terceiro painel tratou sobre “IoT / Smart Cities – Desenvolvimento Humano-Econômico-Tecnológico”, contando com as participações de Carlos Victor Rodrigues Conti, secretário municipal de Coordenação Geral e Gestão e diretor de Inovação da Inovai; Alberto Rodrigues, diretor de Internet das Coisas (IoT) da Ericsson do Brasil; Rosana Casais, uma das fundadoras da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi); Leandro Nunes, especialista em IoT da American Tower e Head do IoT OpenLabs, e Edson Ribeiro, arquiteto.

O painel “Empreendedorismo, como fazer da inovação um sucesso global” contou com as participações da professora Juliana Caminha Noronha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Unifei; José Otávio Carneiro, da empresa Enercred; Jaime de Paula, líder de equipe na construção de um dos novos empreendimentos digitais da Braskem.

“Conexão Startup Indústria” foi o último painel apresentado e contou com as participações de Maurício de Pinho Bitencourt, diretor geral da Inovai; Guilherme Ferraz, sócio das empresas HVEX e Pandô APPs; Leandro Santos, gerente geral e vice-presidente de Operações da Flex Brasil; Paulo Quirino, coordenador nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, e Alexandre Rennó Siqueira, sócio fundador da empresa Autofind Industrial Equipamentos Eletroeletrônicos S. A. e da startup Verth Tecnologia.

A palestra de encerramento, “Transformação Digital”, foi feita por Jaqueline Weigel estrategista de futuros, palestrante, instrutora de Liderança Exponencial e Foresight Estratégico no Brasil.

Na véspera do InovaSul Invest Summit, aconteceu também no Teatro Municipal Christiane Riera, a Rodada de Negócios em Inovação, cujo objetivo foi a realização de negócios, parcerias e networking com empresas com demandas de soluções em inovação. Nela estiveram previstas visitas a instituições e empresas envolvidas com inovação em Itajubá.

Para obter outras informações sobre o evento, os interessados devem acessar: https://inovasul.inovai.org.br/.