Unifei sedia Fórum de pró-reitores de Extensão da região Sudeste

Unifei sedia Fórum de pró-reitores de Extensão da região Sudeste

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou, através da sua Pró-reitoria de Cultura e Extensão, o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) – Região Sudeste, o II Encontro Universidade Empreendedora realizado na instituição. O evento, ocorrido nos dias 24 e 25, teve o objetivo de discutir o potencial empreendedor das universidades públicas brasileiras, bem como a responsabilidade social dessas instituições. A intenção foi estimular e promover a reflexão do empreendedorismo cultural, educação empreendedora e universidade empreendedora. A programação do encontro abordou as novas funções nas áreas de formação, geração e aplicação do conhecimento e responsabilidade social dentro do modelo de Universidade Empreendedora.

O evento visou também fomentar a reflexão e discussão do empreendedorismo e universidade empreendedora na Extensão Universitária em diferentes perspectivas, além de disseminar e intensificar a contribuição do empreendedorismo para as instituições educacionais, empresariais, governamentais e seus órgãos. Outros objetivos do encontro foram a reflexão sobre as novas funções da universidade no contexto regional e nacional e a aproximação de pessoas que atuam em instituições educacionais, empresariais, governamentais, não governamentais e demais interessados visando o compartilhamento de experiências e informações e também o estabelecimento de ações conjuntas.

A mesa de abertura do Forproex foi composta pelo reitor da Unifei, professor Renato Nunes; o pró-reitor de Cultura e Extensão da instituição, professor Paulo Roberto Labegalini; a coordenadora do Forproex – Região Sudeste, professora Regina Lúcia Monteiro Henriques; o vice-prefeito de Itajubá, professor Laudelino Augusto; o secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, professor Evaldo Ferreira Vilela e o secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ronaldo Coutinho Garcia, que representou o ministro Patrus Ananias. A organização do evento foi coordenada pelo pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão da Unifei, professor Elso Aranha.

Em seu pronunciamento o professor Labegalini destacou a importância do empreendedorismo e extensionismo não só para a formação dos estudantes e para a universidade, mas principalmente para a sociedade que se beneficia com essas ações. “Temos conseguido muitos resultados positivos na região através do empreendedorismo gerado na Unifei e do extensionismo desenvolvido por ela”, completou. O reitor ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Unifei e parabenizou o órgão pela iniciativa e empenho em realizar o fórum em Itajubá. “A universidade pública tem uma enorme responsabilidade econômica, social e cultural junto à sociedade e essa função precisa ser discutida. A extensão universitária é justamente a porta para essa discussão”, destacou Renato Nunes.

Durante os dois dias do evento foi discutida nas palestras a função da Universidade Empreendedora nos âmbitos regional, estadual e nacional, bem como os desafios e as perspectivas para esse novo modelo de universidade e as políticas públicas na educação superior. Ciência, Tecnologia e Inovação e mecanismos de incentivo também permearam as discussões. O Encontro contou com a participação de representantes de mais 15 instituições públicas de ensino superior, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O II Encontro Universidade Empreendedora/Forproex foi transmitido ao vivo, por videoconferência, para o campus da Unifei em Itabira.

 

Compartilhar