Unifei – Vice-presidente da República visita campus sede e conhece projetos acadêmicos, pesquisas e demais atividades

O vice-presidente da República, general Antonio Hamilton Martins Mourão, esteve visitando o campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) no dia 19 de novembro, terça-feira. Inicialmente, ele foi recebido pelo reitor, professor Dagoberto Alves de Almeida, e participou de uma reunião na Reitoria, acompanhado de uma comitiva formada por militares e outras autoridades.

Também participaram da reunião os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor da Unifei; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de extensão; o prefeito municipal de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera; o vice-prefeito, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Itabira, José Don Carlos Alves Santos.

Na sequência, o vice-presidente e o professor Dagoberto participaram da gravação de uma reportagem para a empresa Brasileira de Comunicação (EBC), na Sala de Reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepead), na qual foi destacada que a educação de qualidade é básica para o desenvolvimento do Brasil. “Se num país a educação não funciona, nós não teremos pessoas esclarecidas, que têm um norte em sua vida e, em consequência, o país não terá futuro. Uma educação de qualidade é fundamento para nossa civilização e para o progresso do país”, disse o vice-presidente.

Na reportagem, o vice-presidente deixou uma mensagem aos atuais estudantes e futuros profissionais que se formarão na Universidade, lembrando que quem tem oportunidade de estudar, de chegar a uma universidade como é a Unifei, que se destaca pela qualidade do seu ensino e é uma instituição centenária, deve aproveitar. “Grande parte da nossa população não tem essa oportunidade. Então, quem a tem deve usufruir dela, e posteriormente – uma vez que esta é uma instituição federal de ensino – colocar seu conhecimento a serviço do nosso país”, concluiu ele.

A íntegra do material veiculado pode ser acessado aqui.

Logo depois, o general Mourão, acompanhado do reitor da Unifei, seguiu para a Sala de Reuniões do Conselho Universitário (Consuni), onde foi recebido por alguns professores que exercem cargo de direção na Universidade, representante estudantil, autoridades locais e outros convidados.

O professor Dagoberto fez a abertura oficial da sessão de recepção do vice-presidente da República e cumprimentou as diversas autoridades presentes, demonstrando sua satisfação pela visita e reconhecendo que ela era motivo de honra para a Universidade.

Em seguida, o professor José Arnaldo, chefe de Gabinete, conduziu a exibição de um vídeo sobre a cidade de Itajubá e de outro sobre a Unifei. Ele também apresentou algumas informações sobre a Universidade, como suas unidades de pesquisa, projetos e investimentos, e destacou as principais empresas de base tecnológica que estão envolvidas com as atividades da Unifei em seus dois campi.
O professor comentou ainda sobre os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade disponíveis em Itajubá e Itabira, tanto, ressaltando experiências de ex-alunos da Instituição que têm se destacado como líderes em empresas de projeção mundial e como empreendedores na criação e gestão de startups.

O reitor, professor Dagoberto, deu continuidade à apresentação sobre a Unifei, enaltecendo as pesquisas que são realizadas nos diversos laboratórios da Instituição e que muito contribuem para a resolução de problemas e desafios apresentados pela sociedade brasileira.

Na oportunidade, ele também comentou sobre a recente decisão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) de ter paralisado a construção do laboratório de alta tensão do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Elétricos (ISI-SE) em Itajubá, empreendimento de grande importância para a cidade bem como para Unifei, e ressaltou a necessidade de participação e investimentos dos governos Federal e do Estado para a continuidade do projeto.

Após a fala do reitor, foi lido um breve currículo do vice-presidente e ele, então, fez o seu pronunciamento. Em sua fala, o general Mourão agradeceu à Reitoria pela organização da visita e pela presença dos integrantes da Universidade, autoridades e demais convidados, destacando que mais do que ter algo a dizer, ele se colocava como alguém disposto a aprender com a experiência de uma Instituição centenária como a Unifei.

A sessão foi finalizada e a visita às instalações da Unifei teve início no Salão de Apoio do prédio da Administração Central onde estava montada uma exposição com os Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Unifei e as Empresas Juniores. Os visitantes puderam manter contato com alguns dos integrantes das equipes e saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelos estudantes na Universidade.

Depois, o general Mourão e demais visitantes se deslocaram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), onde foram recebidos pela professora Juliana Caminha Noronha, que fez a apresentação do local e falou um pouco sobre a importância do trabalho desenvolvido junto aos alunos da Instituição, para que, além de gestores, sejam empreendedores e inovadores.

Por fim, os visitantes estiveram no Núcleo de Separadores Compactos (Nusec), onde foram recebidos pelo seu coordenador, professor Marcos Aurélio, além de outros docentes e técnicos, e puderam conhecer a sua estrutura e funcionamento, bem como as diversas pesquisas e projetos desenvolvidos.
Ao final da visita, o vice-presidente agradeceu pela recepção e parabenizou a Unifei pela realização de suas atividades. Na quarta-feira, dia 20 de novembro, o General Mourão e sua comitiva seguem para o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí – MG.

Veja outras fotos da visita do vice-presidente da República à Unifei.