Unifesp inaugura nova unidade no Parque Tecnológico de São José dos Campos

Aproximadamente 1.300 alunos já inciaram as aulas no local desde a primeira quinzena de agosto

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) inaugurou, na última sexta-feira, a nova unidade do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), no campus São José dos Campos, localizada no Parque Tecnológico, zona leste da cidade.

O terreno possui área total de 300 mil m² e 20 mil m² de área construída. A edificação abrigará atividades de ensino e pesquisa, contando com 5 pavimentos, 14 laboratórios acadêmicos mais 8 laboratórios de informática, 20 salas de aula, biblioteca, refeitório e salas de professores. A unidade recebeu do Ministério da Educação (MEC) o investimento de R$ 72,6 milhões.

Neste campus funcionará o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), a partir do qual os alunos poderão dar continuidade à sua formação nas especializações em Biotecnologia, Ciência da Computação e Matemática Computacional, além das Engenharias Biomédica, da Computação e de Materiais. O programa de pós-graduação em Ciência da Computação está sediado no Núcleo do Parque Tecnológico e os de Biotecnologia e Engenharia de Materiais ficarão concentrados no campus localizado na Rua Talim. Aproximadamente 1.300 alunos iniciaram as aulas no novo espaço desde a primeira quinzena de agosto.

O diretor do ICT-Unifesp, Luiz Leduíno de Salles Neto, explica que a nova unidade representa um estímulo no sentido de suprir a carência significativa no país por profissionais engenheiros e da área de exatas e biológicas. Esclarece, ainda, que o início das atividades acadêmicas no parque possibilitará aos alunos e professores a convivência, em um mesmo ambiente, com empresários e técnicos de companhias sediadas no local, fomentando o estabelecimento de parcerias em pesquisa e desenvolvimento.

A reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, avalia positivamente esta etapa do Campus São José dos Campos, resultado de um intenso trabalho para inauguração de novos prédios acadêmicos da Unifesp em seus campi nos próximos anos. “Seguimos com a expansão viabilizando caminhos para que os alunos encontrem qualidade no ensino, pesquisa e extensão. A nova unidade dará subsídios para que se desenvolva com excelência as atividades previstas. Este é o primeiro dos novos prédios da Unifesp e de sua nova fase”, explica Soraya.

O ministro da Educação Henrique Paim destacou a importância do funcionamento do novo campus de São José e o esforço da Unifesp, depois de passar por um processo de redesenho de estrutura e projeto pedagógico, fazendo uma ampliação importante, criando novos campi. “Neste campus de São José dos Campos há um processo de inovação acadêmica que são os bacharelados interdisciplinares de tecnologia. É um processo novo no Brasil que a universidade teve coragem de implementar. Este projeto pedagógico vai se transformar em uma referência importante para o Brasil, porque esse é o futuro. É o tipo de estrutura e de cursos que permite que o Brasil possa avançar no ponto de vista de inovação, ciência e tecnologia”.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o ministro da Educação, Henrique Paim, o prefeito de São José, Carlinhos Almeida, Carlos Alberto Pacheco, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Romeu Caputo, presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Paulo Speller, secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu), pró-reitores e diretores da instituição, vereadores, professores, alunos e a comunidade de São José dos Campos.

Ascom Unifesp

 

Fashion For Overweight Obese Short Stout Pleasantly Plump People
games online is a true highlight of the show

5 Classic Board Games With Disturbing Origin Stories
cheap prom dresses Shailene recently spoke with MTV News

9 Reasons to Own Lowe’s at Under
cheap flights style trends to get results

Hydration is key to learning
forever21 go ahead and put it in your checked luggage

Should I carry a bridal purse at my wedding
free online games What Is a Fashion Marketing Career

Tech Men’s DC Shoes For That Over The Edge Look
jeu gratuit buckley houston tracks

Nike Zoom Kobe 6 Grinch Christmas
ballkleider Fashion or bang up to date

Sean Penn Helps Haiti to the Tune of
cool math wear thick socks for additional padding