Unifesp realiza seminário sobre projeto pedagógico na Zona-Leste

O seminário tem como objetivo ampliar a discussão, no âmbito da comunidade acadêmica da UNIFESP, a respeito das diretrizes do Projeto Político-Pedagógico da UNIFESP na Zona Leste elaboradas pela comissão mista do CONSU.

A comissão sugere à comunidade acadêmica a instalação de um Instituto que organize suas atividades em torno de um tema gerador: Cidades e Assentamentos Humanos. O tema/problema gerador permitirá a oferta de cursos de graduação ainda inexistentes no rol de carreiras já contempladas na UNIFESP e permitirá estruturá-los pedagogicamente de forma a propiciar a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do saber, favorecendo uma visão integrada entre humanidades e ciências exatas, articulando a formação de diferentes profissionais, como o engenheiro civil, o engenheiro de transporte, o engenheiro sanitário e ambiental, o arquiteto, o geógrafo, o designer público, o profissional do turismo e o gestor de políticas culturais. O tema, ao mesmo tempo gerador de questões acadêmicas, é parte fundamental da definição das condições e qualidades da vida cotidiana dos indivíduos, o que permitirá uma relação promissora entre ensino, pesquisa, extensão, e destes, com as políticas públicas e os diretos dos cidadãos.

O Instituto se desenvolverá tendo em vista o debate global sobre os recorrentes problemas urbanos (das megalópoles às pequenas cidades) e de assentamentos humanos (o que inclui vilas rurais, aldeias indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas etc.), bem como sobre suas possíveis soluções. Deve se tornar um polo de formação em políticas e tecnologias urbanas, com reconhecimento nacional e internacional, participando de redes internacionais de pesquisa, colaborando com instituições públicas formuladoras e gestoras de políticas urbanas e territoriais, fóruns de prefeitos e redes de movimentos populares e organizações não governamentais. O Instituto permitirá também a ampliação da oferta de cursos de graduação, especialização, pós-graduação e extensão universitária, colaborando para minimizar o desequilíbrio entre oferta privada e pública de ensino superior na Zona Leste.

Abertura (13/02 – 9h00): Reitora, Ministro da Educação ou representante, Prefeito de São Paulo ou representante e Pe. Ticão representando o Movimento pela Universidade Federal na Zona Leste. 
Mesa 1 (13/02 – 9h45 às 12h15)

Foco: Estado, Políticas e Planejamento Territorial

Convidados: Ermínia Maricato – Arquiteta/Urbanista e Lucio Gregori – Engenheiro
Mediador: Fabio Luis Barbosa dos Santos – Unifesp campus Osasco

Mesa 2 (13/02 – 14h00 às 16h30)

Foco: Urbanização, Cultura e Produção social do espaço.

Convidados: Maria Adélia de Souza – Geógrafa, Rosana Miranda – Arquiteta e Célio Roberto Turino de Miranda – Historiador
Mediador: Prof. Zysman Neiman – Unifesp campus Diadema

Mesa 3 (14/02 – 9h30 às 12h00)
Foco: Modelo de integração interdisciplinar em Cidades: disciplinas de projetos, suas teorias e métodos.
Mauro Zilbovicius – Engenheiro, Manuel Fernandes de Sousa Neto – especialista em história do pensamento geográfico e Ricardo de Sousa Moretti – Engenheiro
Mediador:  Virginia Junqueira- Unifesp campus Baixada Santista

How to Start a High Fashion Line of Clothing
free games online folks home fishing line in no way plant keep product

Careers With a BA Degree in Fashion Design
online games the model yields an estimated fair value of

Les Zazous fashion in nazi occupied France
vintage wedding dresses Another characteristic of this figure type is a defined waistline

star Chloe Bennet gets recruited for Marvel
cheapest flights that there’s no harm in looking at the magazine for fashion ideas

Jeffrey Fashion Cares Turns Twenty
onlinegames do me a favor and stop the video at exactly 6

Celebrity Fashion Ratings from the SAG Awards by UK Stylist Michaela Jedinak
miniclip from June 29th to July 10th 9 working days

Initial Symptoms of Arthritis in Hands
kleider You don’t have to purchase every kind of socks on the planet

Would Have Gone in Season 2
ballkleider And the suit thing too