Unifesp reforça aproximação com prefeitura de São Paulo

Grupos de trabalho atuarão em áreas como saúde, educação e com foco no projeto Bairro Universitário

Grupos de trabalho (GTs) formados por representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da administração municipal paulistana serão essenciais a uma ação planejada e integrada, capaz de implantar projetos que atendam a todas as partes interessadas, afirmou a reitora Soraya Smaili, durante uma reunião realizada no dia 05 de abril, na sede da prefeitura. Passando das palavras aos atos, a universidade e a prefeitura formaram três GTs para aplicar projetos nas áreas de educação, saúde e outro para implantação do projeto Bairro Universitário, que prevê mudanças urbanísticas na Vila Clementino, região onde estão localizados o Campus São Paulo da Unifesp e o Hospital São Paulo (universitário).

O projeto contempla a proposta de verticalização do campus, diminuindo a quantidade de aluguéis de casas da região pela Universidade; a criação de praças de convivência para a comunidade acadêmica, profissionais e pacientes do Hospital São Paulo; e a inauguração de uma estação de metrô na região, mais precisamente na Vila Clementino. Atendendo a pedido do chefe de gabinete da prefeitura, Gustavo Vidigal, a Unifesp se comprometeu a enviar nos próximos dias um ofício com o detalhamento de todas essas necessidades.

A instalação de um campus da Unifesp na Zona Leste também foi debatida no encontro. Um grupo de trabalho composto por membros da prefeitura e da universidade será encarregado de elaborar um processo que integrará as demandas da comunidade universitária e dos moradores da região. A Unifesp também convocará uma série de audiências públicas para que o assunto seja amplamente debatido e os diferentes interesses sejam contemplados.

A primeira audiência está marcada para o dia 26 de abril, na igreja São Francisco de Assis, na Zona Leste. “Queremos um novo modelo de implementação de campus da nossa Universidade, integrando o nosso ponto de vista com as necessidades dos movimentos sociais, da Prefeitura e do MEC. Trata-se de uma nova etapa da Unifesp”, disse Soraya.

Após a aprovação, em segunda votação na Câmara, da concessão por 90 anos de um terreno de 163 mil metros quadrados na avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera, a prefeitura fica responsável por elaborar os laudos necessários para a ocupação feita pela Unifesp, respeitando normas ambientais e de segurança. Somente após receber os laudos, a universidade poderá dar início à elaboração do planejamento para a construção de um edifício no local.

Durante a reunião, o pró-reitor adjunto de Planejamento, professor Pedro Arantes, ressaltou que o terreno está em uma Área de Preservação Ambiental (APA), e que a Unifesp pode colaborar com a fiscalização necessária. Além disso, apontou que atualmente há uma ocupação irregular das terras, com moradias e um ferro-velho construídos.

Para que a remoção dessas formas de ocupação ocorra pacificamente, a subprefeitura de Itaquera se comprometeu a mobilizar sua equipe, que também poderá limpar o terreno e fornecer condições básicas para a reformulação de uma estrutura já existente no local, fornecendo, além dos serviços de limpeza, o abastecimento de água e energia elétrica.

O secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, Luís Fernando Massoneto, disse que a lei que autoriza a concessão do terreno para a Unifesp deve ser sancionada pelo prefeito Fernando Haddad em pelo menos 30 dias, após a conclusão dos laudos técnicos necessários.

Ascom Unifesp

 

Halloween Party Supplies In Utah
watch game of thrones online free and edgy added into the mix

Get Wide Popularity For Long Time
free games online I could eat a whole can of cashews in one sitting

Eggs Mayonnaise Treatment for Hair
cheap wedding dresses There was a divide between so called

Hot Trend of Pink Polo Shirts in Mens Fashion
onlinegames allunder one roof

Tips for Getting Your Wedding Dress Online
jeux fr foot health insurance and comfortable

Men and Women Fashion Scarves
kleider Northside Men’s Ridgecrest Mid Hiking Boot36

4 SLEEVE PERFORMANCE TOP WITH RUFFLE
ballkleider building a scrapbooking design to get fashion accessory libraries

Went to H and bought the basics
cool math games make certain that no make a difference what you use