Unifesp – Reitora recebe membros do Ministério dos Esportes da China

No dia 16 de setembro, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, recebeu membros do Ministério dos Esportes da China para discussão sobre o projeto do Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina Esportiva em 2016 (International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS), que será realizado em Santos pela universidade. Também participaram do encontro os professores Ricardo Mário Arida, João Bosco Pesquero e Ciro Winckler de Oliveira Filho.

A reitora exaltou a oportunidade de organizar e sediar um evento tão importante como o ICSEMIS, e pediu o apoio do Ministério dos Esportes da China e das universidades do país, tanto na organização, como trazendo os estudantes e pesquisadores chineses para participarem da convenção. “Será uma grande oportunidade de unir as pessoas, mas também de promover a integração entre as universidades ao redor do mundo. Os resultados dessa interação serão uma grande possibilidade de desenvolver projetos científicos e pesquisas juntos. Isso é uma grande oportunidade para todo comunidade acadêmica”, ressaltou Soraya Smaili.

Jiang Zhixue, chefe do departamento de Medicina Esportiva do Ministério dos Esportes da China, se colocou à disposição para pensar como os países podem trabalhar juntos, e afirmou que o esporte brasileiro tem muito a contribuir com o cenário mundial e, especificamente, com a China. “Queremos desenvolver na China os esportes coletivos, como o futebol, voleibol e basquete, que são modalidades nas quais o Brasil é muito forte. Por isso essa troca de experiências que o evento promoverá é tão importante para nós”, afirmou.

A primeira edição do ICSEMIS foi realizada em Guangzhou, na China, durante os Jogos Olímpicos de Pequim, e reuniu 1.500 participantes de 40 países para discutir o avanço da ciência em favor do esporte. Desde então o evento passou a ser realizado regularmente, a cada quatro anos, sempre no país sede das Olimpíadas.

O congresso tem o Comitê Olímpico Internacional como parceiro. Fazem parte do Comitê Internacional de Coordenação o Comitê Paralímpico Internacional, a Federação Internacional de Medicina dos Esportes e o Conselho Internacional de Ciência Esportiva e Educação Física.

 

 

Ascom Unifesp

Foto: Unifesp