Unifesp terá nove novos cursos no vestibular de 2011

Unifesp terá nove novos cursos no vestibular de 2011

A Unifesp vai abrir nove novos cursos no vestibular do final do ano que vem. A universidade planeja abrir 450 vagas em dois campi –Osasco (Grande SP) e São José dos Campos (Vale do Paraíba).

Osasco abrigará cinco cursos, com 50 vagas cada um: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências atuariais e relações internacionais. O campus, num prédio cedido pela prefeitura local, será o sexto da Unifesp e ainda não está em funcionamento.

Os outros quatro cursos, em São José, serão de engenharia de automação, engenharia de energia, engenharia biomédica e engenharia de materiais. A exemplo de Osasco, cada um deverá oferecer 50 vagas.

Com as novas opções, a Unifesp deverá aumentar em 20% a oferta de vagas –que saltarão das atuais 2.198 para 2.648. A universidade oferece hoje 26 cursos; em 2011, serão 35.

Em São José, a ideia é reforçar a área de exatas, segundo Lúcia Sampaio, assessora da pró-reitoria de graduação. Os cursos de engenharia terão um ciclo básico comum –um bacharelado em ciência e tecnologia, de três anos. Os três anos seguintes serão destinados ao conteúdo específico dos cursos.

O campus de São José fica próximo ao CTA (Centro Técnico Aerospacial), ao Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), à Embraer e à Petrobras.

Já a criação dos cursos em Osasco foi definida pela prefeitura local, pelo Ministério da Educação e pela universidade. "Não queríamos repetir cursos que já oferecemos [na área de saúde, por exemplo] e os cursos escolhidos são importantes."

Folha de S.Paulo

Compartilhar