UNIFESSPA e Secretaria de Educação de Canaã dos Carajás debatem ações de fortalecimento do ensino na região

Apesar das restrições orçamentárias impostas pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) segue buscando parcerias para continuar avançando e colaborando com o crescimento da região. Em reunião realizada na manhã de ontem, 23, o reitor Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, dialogou com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Canaã do Carajás.

Na pauta, o alinhamento de ações e estratégias a serem adotadas pela Unifesspa e o município para o fortalecimento e definitiva implantação do Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação de Canãa dos Carajás (PEPETI), além de iniciativas para melhoria da qualidade do ensino básico da região.

Após firmar convênio com a prefeitura, a Unifesspa passou a integrar o PEPETI, ofertando cursos em nível superior, na modalidade presencial em Canaã. As aulas da primeira turma de Letras-Inglês já foram iniciadas e a expectativa é de que licenciatura, ofertada pela Unifesspa, possa refletir positivamente na formação da educação básica das escolas do município.

Durante a reunião, a Secretária de Educação do município, Roselma Milani, manifestou interesse em aprofundar as relações com as atividades desenvolvidas pela Unifesspa, não se limitando apenas ao ensino. “Queremos nos aproximar e promover a troca de experiências das atividades de extensão, ampliando a interação entre o município e a universidade”.

Já a Coordenadora de Ensino Superior em Canaã dos Carajás, Leuzilda Rodrigues, ratificou a intenção do alinhamento de ações da administração municipal com a universidade, externando “interesse de que os cursos ofertados pela Unifesspa no município tenham profunda vinculação com o ensino básico ofertado nas escolas”.

Por sua vez, o reitor da Unifesspa colocou a Administração Superior da Universidade à disposição das demandas da Secretaria e destacou as ações que deverão ser adotadas pela gestão. “Iremos mobilizar o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor) da Unifesspa para apresentar propostas e sugestões concretas de interação e cooperação entre as nossas licenciaturas e a Secretaria Municipal de Educação de Canaã”, ressaltou o reitor.

Também participaram da reunião a Diretora de Ensino da Semed/Canaã, Érika Nayana; a assessora da prefeitura, Bárbara Andrade; e o professor Elson Luís dos Anjos.