Unifesspa – Entidades discutem os 30 anos da Constituição Federal

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Estadual do Pará (Uepa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) realizaram nesta quinta-feira (25/10), no Plenário da Câmara Municipal de Marabá o Seminário 30 anos da Constituição Federal de 1988.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, alunos secundaristas e universitários, representantes de classes, servidores das instituições promotoras do evento, além de professores da rede municipal, estadual e federal de ensino.

Várias palestras foram ministradas durante o Seminário ressaltando a importância da Carta Magna do Brasil. Para a palestra inicial, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro fez uma abordagem geral sobre a Constituição Federal de 1988 – ressaltando a importância dela para o Brasil – destacando a democracia e a reflexão sobre nossas conquistas até o momento.

Em seu resgate histórico, o reitor trouxe recortes de matérias jornalísticas da época que demonstravam a implementação e as lutas que envolveram desde os debates até a promulgação da Constituição Federal.
O reitor explanou sobre os resgates trabalhistas, o tratamento dos indivíduos na sociedade – ressaltando que o Estado é o responsável pela seguridade social. Em seu discurso, o reitor disse ainda que o texto constitucional coloca o direito à educação como central e detalhou cada um deles enfatizados no art. 6° da Constituição Federal.

Já o Prof. Dr. da Unifesspa Erinaldo Cavalcanti iniciou sua palestra parabenizando todos os envolvidos na organização do Seminário dos 30 anos da Constituição Federal de 88 e relembrou os presentes sobre a educação pública – fazendo um resgate sobre como era na década de 30 e os avanços ocorridos até nossos dias.

A professora Dra. da Unifesspa Solange Cristo explanou sobre “30 anos do SUS. Ela destacou que 75% da população utiliza os serviços do SUS, mas a professora lamentou que apenas 46% dos recursos sejam destinados ao Sistema Único de Saúde que é tão importante para os brasileiros.

E por fim, o Prof. Dr. da Unifesspa Giliad Souza falou sobre os “Desafios e perspectivas sobre o orçamento público e para o mercado de trabalho”.

Surpreendendo a todos, um grupo de alunos da Unifesspa no meio da plateia entoou uma canção destacando a relevância da Constituição de 1988.

Fizeram parte da mesa diretiva do seminário o reitor da Unifesspa – Prof. Dr. Maurílio Monteiro, a representante do reitor da Uepa – Prof. Dr. Rubens Silva e coordenadora geral do pólo da Universidade em Marabá – Profa. Dra. Danielle Costa, representante do reitor do IFPA – Prof. Dr. Cláudio Alex da Rocha – Prof. Me. Marcos Antônio da Silva, além do vereador Marcelo Alves e o deputado estadual Airton Faleiro.