UNIFESSPA implanta os serviços de acesso à internet da rede Eduroam

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), através da Divisão de Redes e Serviços de Internet (DIRSI), em parceria com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) concluiu com sucesso o processo de instalação, configuração, autenticação e validação do serviço Eduroam (Education Roaming) nas Unidades I, II e III da Unifesspa, Campus de Marabá.

Eduroam é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de vários logins e senhas. De forma simples, rápida e segura, ele permite que discentes, docentes e técnicos administrativos das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de suas respectivas universidades e em qualquer instituição acadêmica no mundo que tenham o provedor de serviços do Eduroam.

Para realizar o acesso ao provedor na Unifesspa é necessário a utilização das credenciais do sistema SIGAA (https://sigaa.unifesspa.edu.br). Assim, o acadêmico ou servidor que chegar ao local que possui a rede Eduroam, poderá se conectar à rede sem fio com o seu login e senha. A rede implantada nas três unidades da Unifesspa, permite ainda, que pessoas de outras instituições, participantes do Eduroam, possam fazer uso da facilidade da rede sem fio na universidade, usando sua própria identificação e senha de acesso da instituição de origem.

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a mobilidade, facilidade de uso e a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras, gerenciadas pela Rede Nacional de Pesquisas.