UNIFESSPA – Inscrições para seleção da 2ª turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) comunica que estão abertas, no período de 08 de outubro a 08 de novembro, as inscrições para seleção da 2ª turma de mestrado.

O PPGECM possui uma área de concentração e duas linhas de pesquisa: Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e Formação de professores em ciências e matemática.

Podem inscrever-se para o processo de seleção do mestrado graduados ou graduandos, desde que comprovem a conclusão da graduação até a data da primeira matrícula.

Serão ofertadas 14 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do PPGECM, sendo, 7 vagas referentes à linha Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e 7 vagas referentes à linha – Formação de professores em ciências e matemática.

Do total das 14 vagas, 80% (11 vagas) são destinadas à ampla concorrência. As demais, 20% (3 vagas), são distribuídas do seguinte modo: visando ao atendimento da política de ação afirmativa da pós-graduação, 1 vaga será reservada à pessoa com deficiência e 1 vaga reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 1 vaga para a demanda de servidores da Unifesspa (técnicos administrativos e/ou docentes); Candidatos pretos, pardos e/ou indígenas que fizerem a auto declaração, bem como servidores da Unifesspa que optarem por concorrer à vaga destinada a docentes e/ou técnico-administrativo, concorrerão, ao mesmo tempo, às vagas reservadas (3 vagas) e àquelas destinadas à ampla concorrência (11 vagas). Caso sejam classificados no subconjunto referente às vagas oferecidas para ampla concorrência (11 vagas), não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar se pretende concorrer a vagas da ampla concorrência ou a uma dentre as 3 reservadas a cotas.

A seleção dos candidatos será feita nas seguintes etapas com a prova escrita, avaliação do anteprojeto de pesquisa, entrevista sobre o anteprojeto de pesquisa e avaliação do currículo.

Serão aceitos recursos impetrados em até 48 horas úteis após a divulgação dos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo. Os procedimentos serão explicitados junto com a divulgação destes resultados.

O candidato com necessidades especiais receberá atendimento adequado e deverá se manifestar no ato da inscrição quanto a essas necessidades especiais.

Não há garantia de bolsa para os alunos classificados. O candidato selecionado deverá assinar termo de compromisso de disponibilidade de no mínimo de 20 horas semanais de dedicação ao curso, cuja duração é de 24 meses, independentemente do recebimento de bolsa de estudo.

O candidato também será responsável por buscar as informações sobre o processo seletivo na página do PPGECM (http://ppgecm.unifesspa.edu.br) e/ou na secretaria do PPGECM.