Unifesspa mantém atividades presenciais suspensas e vai avaliar propostas para realização de aulas remotas

Após nova avaliação do cenário epidemiológico do novo coronavírus no Estado, o Comitê de Acompanhamento da Covid-19 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) decidiu manter a suspensão das atividades e eventos presenciais, por tempo indeterminado, em todos os campi da Unifesspa.

O Comitê segue acompanhando a evolução da pandemia, a partir dos dados emitidos pelos órgãos de saúde, bem como as determinações e protocolos anunciados pelo Governo do Estado, que ainda não recomendam o retorno de aulas presenciais (Decreto Estadual nº 800 de 31/05/2020).

A equipe continua discutindo medidas preventivas e orientações para a comunidade acadêmica, além de subsidiar as ações de planejamento da Unifesspa, que criou três grupos de trabalhos: GT de Biossegurança; GT Regime especial de ensino (Didático-pedagógico) e GT de Atividades de extensão.

No próximo dia 9 de julho, será realizada uma reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para analisar as propostas apresentadas pelos respectivos grupos de trabalho, inicialmente, voltadas à realização de atividades acadêmicas remotas.

Considerando o crescente número de casos e óbitos confirmados pela Covid-19 no estado do Pará, e a sobrecarga no sistema de saúde, o Comitê de Acompanhamento reforça a orientação para que a comunidade permaneça em isolamento social, utilize máscaras ao sair de casa, evite aglomerações, mantenha distanciamento físico e fortaleça bons hábitos de higiene, lavando as mãos frequentemente. Tais medidas são consideradas essenciais para a contenção da disseminação da doença.

Segundo orientações dos órgãos de saúde, caso o indivíduo apresente sintomas de gripe ou tenha contato com pessoa doente, deve ser feito a quarentena domiciliar voluntária por 14 dias. Se for necessário atendimento médico, deve-se procurar uma unidade básica de saúde para orientações e triagem clínica quanto à necessidade de realização do exame confirmatório. O atendimento médico hospitalar deve ser acionado caso surja dificuldade respiratória.

O Comitê reitera, ainda, que viagens devem ser evitadas. Em caso de necessidade de deslocamento, o Comitê deve ser comunicado imediatamente pelo e-mail: comitecovid19@unifesspa.edu.br, sob o título “Notificação de deslocamento particular”.