UNIFESSPA recebe Câmara Municipal de Marabá

Em mais uma demonstração de apoio à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Administração Superior recebeu, na manhã de hoje (19), em Marabá, a visita do vereador Ilker Moraes.

Na reunião, o vereador conversou com reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio Monteiro, sobre a proposição de uma sessão pública, na Câmara Municipal de Marabá, para debater os cortes financeiros e os iminentes riscos ao funcionamento da universidade.

Ficou definido que se, até a próxima semana, a Unifesspa não tiver seus recursos desbloqueados, será realizada uma sessão pública, numa grande mobilização da sociedade regional para participação no debate e defesa da Unifesspa.

“Estamos sensibilizados, articulando os atores políticos, seja a nível municipal, estadual ou federal, no sentido de unir forçar e procurar soluções. A sociedade não pode aceitar o que está acontecendo. Nós que somos daqui, do interior do Pará, sabemos da necessidade e da importância da Unifesspa na nossa região”, disse o parlamentar.

O reitor agradeceu a manifestação de apoio da Câmara de Vereadores e ressaltou o empenho da Administração Superior da Unifesspa em continuar buscando alternativas para garantir o pleno desenvolvimento da universidade. Na próxima terça-feira (24), Monteiro irá mais uma vez à Brasília, onde terá reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), reiterado a o pedido de liberação emergencial de orçamento para a Unifesspa.

Assim como a Câmara Municipal, outros setores e organizações da sociedade civil têm manifestado solidariedade à Unifesspa diante do atual cenário de crise orçamentária.

Visita às obras

Após finalizar a reunião no Gabinete da Reitoria, o vereador e reitor visitaram instalações da Unifesspa. Entre elas, o Bloco Central da Unidade III, que teve parte de sua estrutura entregue à comunidade. No início do mês, alunos e servidores puderam iniciar as atividades do semestre em novos e modernos espaços.

Além da estrutura, o vereador conheceu projetos que garantem ao novo prédio acessibilidade, eficiência energética e condições ainda melhores para a produção de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. A comitiva visitou também as obras de construção do restaurante universitário.

“É momento de muita felicidade ver o desenvolvimento estrutural da Unifesspa, ver um prédio com uma estrutura gigantesca, de mais de R$ 30 milhões, e o que será, futuramente, um belíssimo espaço para refeições. Isso certamente dará mais qualidade de vida para toda a comunidade acadêmica”, ressaltou o vereador.