UNIFESSPA recebe visita do reitor da Ufopa

DSC 0990Na manhã da última quinta-feira (04), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu a visita do magnífico reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), prof. Hugo Alex Carneiro Diniz.

A visita foi realizada na unidade III, campus Marabá. Hugo Diniz foi recepcionado pelo reitor da Unifesspa, prof. Maurílio de Abreu Monteiro, e por integrantes da equipe da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

Na oportunidade, ele pode conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pela Unifesspa e como a universidade tem trabalhado para seguir com o processo de expansão e consolidação na região. A ideia foi apresentar alternativas comuns que sirvam para beneficiar as instituições, além de projetos e iniciativas que possam ser compartilhadas.

O encontro teve início com a visita aos prédios recentemente entregues, como o Multiuso e o Galpão de Artes e Logística e seguiu com a apresentação da usina solar fotovoltaica, instalada em um dos prédios da unidade. A iniciativa objetiva contribuir com a redução dos gastos com eletricidade e faz parte de uma série de projetos desenvolvidos pela equipe da Sinfra com ênfase na eficiência energética.

O reitor da Ufopa conheceu também o projeto piloto de uma sala autônoma, que consegue identificar se há utilização de energia, como luz e ar-condicionado, sem que haja necessidade. Conheceu ainda a estrutura do prédio de cinco pavimentos que está em construção e deverá ser entregue no final de julho.

DSC 0134“Minhas primeiras impressões são muito positivas. Unifesspa e Ufopa são duas universidades novas, em consolidação no interior da Amazônia, e que compartilham de várias dificuldades. Por isso dá orgulho ver ações assim”, declarou Hugo Diniz.

Segundo o reitor, um dos primeiros encaminhamentos será a visita de equipes da Ufopa para conhecer, detalhadamente, as ações que a Unifesspa tem adotado. “Vejo que temos condições de compartilhar várias soluções, como a eficiência energética, por exemplo. Temos muito que aprender com a Unifesspa”, disse.

Já o reitor da Unifesspa falou sobre a relevância dessa visita, tendo em vista o atual contexto que as universidades enfrentam, principalmente as que estão em fase de implantação.

“Nesse momento de dificuldades, com fortes restrições orçamentárias, estamos discutindo e trocando experiências, objetivando construir soluções para enfrentar nossos desafios. Essa visita também visa aproximar os pesquisadores, ampliando a integração regional e aumentando a sinergia das ações de ensino, pesquisa e extensão das nossas instituições”, ressaltou.