UNILA abre inscrições para especialização em Relações Internacionais Contemporâneas

O curso de especialização em Relações Internacionais Contemporâneas, ofertado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), recebe inscrições até o dia 16 de março. O objetivo geral do curso é oferecer formação continuada aos interessados em analisar criticamente os processos e eventos contemporâneos, concernentes à história global, política e economia internacional, globalização, política externa, segurança internacional e ao regionalismo.
A especialização é destinada a portadores de diploma em Relações Internacionais, Direito, História, Ciência Política, Sociologia, Economia, Jornalismo e áreas afins. O curso é presencial, em Foz do Iguaçu, com carga horária de 420 horas e duração de 18 meses. As aulas têm início no dia 2 de abril e acontecem aos sábados, pela manhã e à tarde. Somente uma disciplina, a ser ministrada entre 8 de junho e 13 de julho deste ano, ocorrerá às terças e quartas, a partir das 19h. A inscrição deve ser feita formulário online, que estará disponível no endereço eletrônico unila.edu.br/ric-inscricoes, no qual os interessados também devem anexar documentos, conforme o edital.
Estão sendo ofertadas 40 vagas, das quais 50% são destinadas a brasileiros e as demais para estrangeiros provenientes dos outros países da América Latina e Caribe. Em caso de não preenchimento de todas as vagas para estrangeiros, elas poderão ser remanejadas para brasileiros e vice-versa. Conforme Resolução CONSUN nº 56/2014, quatro vagas complementares serão disponibilizadas aos servidores técnico-administrativos em educação da UNILA.
Os candidatos serão classificados a partir da análise do histórico escolar da graduação, do curriculum vitae, além de entrevista, que será realizada de 22 a 24 de março. A primeira chamada para a efetivação da matrícula ocorre nos dias 28 e 29 de março e a segunda em 30 e 31 do mesmo mês.
Estrutura curricular
O curso tem como proposta analisar as relações internacionais contemporâneas a partir da sua complexidade, além de oferecer conteúdos e ferramentas teórico-críticas, para a compreensão do descompasso entre as previsões e o real cenário das relações internacionais. Ainda, essa especialização coloca como prioridade a relação entre o impacto global e as estratégias internacionais dos países da América Latina.
A estrutura curricular do curso organiza-se em torno de sete disciplinas: Teoria das Relações Internacionais; Política Internacional; Paz e Conflitos nas Relações Internacionais; Política Externa; Economia Política Internacional; História das Relações Internacionais e Metodologia da Pesquisa Científica. Também integra a estrutura um seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso.