UNILA abre inscrições para programa que oferta vagas a imigrantes haitianos

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abriu as inscrições para o processo seletivo do Programa Especial de Acesso à Educação Superior para estudantes haitianos (Pró-Haiti). Em 2016, a Universidade vai disponibilizar 10 vagas para candidatos haitianos que já residem no Brasil. Os selecionados terão direito ao estudo gratuito até a finalização da carreira. Além disso, também terão acesso aos benefícios integrais de assistência estudantil da UNILA, que inclui auxílio-alimentação, transporte e alojamento.

As inscrições devem ser realizadas até 29 de janeiro. Todo o processo é gratuito e online, por meio do link seleccion.unila.edu.br. No ato da inscrição, o candidato poderá optar qual dos 29 cursos de graduação da UNILA deseja cursar. Será necessário preencher todos os campos do formulário e anexar alguns documentos em formato pdf.

A seleção será conduzida pela Banca de Seleção de Estudantes Estrangeiros (BSEE/UNILA) e consistirá em análise e avaliação ponderada dos documentos apresentados. A previsão é que o resultado seja publicado, no site da UNILA, no dia 15 de fevereiro. As aulas terão início em 7 de março.

Todas as informações da seleção do Programa Pró-Haiti estão no Edital 18/2015, da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Interacionais.

 

Pró-Haiti

Instituída pela Resolução nº 37 do Conselho Universitário da UNILA, o Pró-Haiti, que está em seu segundo ano, tem o objetivo de contribuir para a integração dos haitianos à sociedade brasileira, bem como fortalecer o intercâmbio acadêmico com o sistema de ensino superior do Haiti. A Resolução considera a situação dos haitianos refugiados e a destruição do Ensino Superior no Haiti, em decorrência do terremoto de 2010. Além disso, leva em consideração o fato de os haitianos serem vítimas de xenofobia na América Latina.

Divisão de Assessoria de Imprensa – Universidade Federal da Integração Latino-Americana