UNILA/UNILAB – Universidades brasileiras compartilham experiências

Representantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) estiveram na UNILA, por três dias, para visita técnica e compartilhamento de experiências entre as duas instituições, que têm em comum o foco em integração e a vocação internacional. Enquanto a UNILA se relaciona com os demais países latino-americanos, a UNILAB é responsável por promover a integração com países africanos, tendo como base a língua portuguesa.

Participaram da comitiva os pró-reitores de Extensão, Arte e Cultura, Raphaela Pessoa Moreira; de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Barbosa Marinho; de Políticas Afirmativas e Estudantis, Alexandre Cunha Costa; e a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Soares Chaves Rouberte, em função da futura implantação do curso de Medicina naquela instituição.

O primeiro contato dos visitantes foi com o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o vice-reitor Nielsen de Paula Pires e os pró-reitores das áreas de Graduação; Extensão; Pesquisa e Pós-Graduação; Assistência Estudantil; e Relações Institucionais e Internacionais da UNILA. Foi o primeiro momento de troca de informações antes de visitarem as áreas específicas para verificação de semelhanças e diferenças em que são conduzidos os processos internos e conhecer o desenvolvimento de novos projetos.

Há muitas semelhanças entre as duas instituições, assim como algumas diferenças. Para o processo seletivo de estudantes estrangeiros, no caso da UNILAB, alguns servidores da universidade são enviados para os países que integram o projeto (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e aplicam exames de seleção para os inscritos. Os estudantes selecionados chegam ao Brasil, em um primeiro momento, sem assistência estudantil e depois passam a concorrer aos auxílios. Diferente da UNILA, a UNILAB possui dois campi em distintos estados do Nordeste: no Ceará e na Bahia.

A pró-reitora de Extensão da UNILA, Angela Maria de Souza, explica que após uma visita realizada no ano passado na UNILAB, juntamente com professor Marcos Xavier (na época pró-reitor de Graduação), iniciou-se um diálogo entre as duas instituições a respeito de projetos de extensão universitária. “Avançamos em conversas e propostas nos foruns de pró-reitores, inclusive sobre a elaboração de uma revista conjunta na área de extensão, com periodicidade semestral, para que possamos trabalhar questões da área nas duas universidades e também levar discussões histórias, epistemológicas e mais amplas que dialogam nesse contexto internacional, o que caracteriza as duas instituições”, diz.

Ao final da programação, eles participaram do projeto de Extensão Visitas Programadas, coordenado pela Secretaria de Comunicação Social. Os bolsistas Karen Pozo e Lucas Miotti apresentaram o projeto UNILA para os visitantes e as instalações da universidade no Parque Tecnológico da Itaipu, onde mostraram parte da infraestrutura utilizada e fizeram o resgate histórico da instituição.

Ascom – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira