UNILA recebe autorização do MEC para implementação do curso de Medicina

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14), a portaria Nº 278/2014, que autoriza a implementação do bacharelado em Medicina na UNILA. Esse é um passo fundamental para que a Universidade possa iniciar as atividades no segundo semestre deste ano, quando serão oferecidas 60 vagas, sendo 30 destinadas a candidatos brasileiros e 30 a candidatos do Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela.

A autorização desta nova graduação ocorreu de forma bastante dinâmica, principalmente em função da verificação de diversos fatores encontrados em Foz do Iguaçu e que colaboraram para que a implementação ocorresse de forma mais acelerada. Na semana passada, dois avaliadores do MEC estiveram na cidade para averiguar a proposta pedagógica do curso, as instalações para aprendizado, as condições reais de implantação e os equipamentos médicos disponíveis na cidade.

Avaliação

Entre os documentos entregues aos avaliadores, estavam o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), os editais de concursos para docentes da área (ao todo foram 18 vagas para este ano), o projeto da especialização em Educação Médica, e o convênio assinado com a Uniamérica, que vai garantir infraestrutura para o funcionamento imediato das atividades no segundo semestre deste ano.

Os avaliadores estiveram reunidos com o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de todos os gestores das áreas administrativas e com os membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina.

A agenda dos avaladores compreendeu reuniões internas com equipes da UNILA, visita à Uniamérica para verificação das dependências gerais (salas de aula, biblioteca, auditório) e laboratório existentes para início imediato das atividades (que atendem áreas como bioquímica, farmácia, anatomia, imunologia, hematologia, entre outras), além de estruturas para desenvolvimento de atividades nas áreas de psicologia, enfermagem e tutoria acadêmica.

Seleção de alunos estrangeiros

A partir desta quarta-feira (14) – até 20 de junho – estão abertas as inscrições para seleção de estrangeiros para o curso de Medicina da UNILA. A seleção é válida para candidatos que tenham nacionalidade e residência nos países do Mercosul – no caso, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e que já concluíram o Ensino Médio (ou aos que estão em fase de conclusão). Do total de vagas, 50% é reservado para estudantes que realizaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. O edital que disciplina a seleção pode ser acessado aqui. Serão ofertadas 30 vagas.

A inscrição para o processo seletivo é gratuita e deverá ser realizada no site da UNILA (unila.edu.br/selecao-medicina). A documentação deverá ser entregue junto às Missões Diplomáticas brasileiras nos países elencados acima. A avaliação do candidato constará de análise do histórico escolar e terá como critério a média aritmética simples global das disciplinas cursadas no Ensino Médio.

A opção pelos países membros efetivos do Mercosul foi respaldada na Lei de criação da UNILA, mas a tendência é de que futuramente haja uma ampliação para atender aos demais países latino-americanos, afirma a professora. Quanto ao processo seletivo dos brasileiros, a seleção será feita em breve, via SiSU, e utilizará os dados do ENEM 2013.

 

Ascom UNILA

 

Is It Possible to Have Clear Skin in a Week
watch game of thrones online free air pro low sleeve cheetah produce polo

Attractive Diamond Watches Catch Our Hearts
free games online hipsters and stretchy polyester knits have invaded the market

USPS Street Addressing New Service Good for LLC
free online games Though there are lines of clothing

2 To Consider In 2012
cheap flights are dressed apparel

Stay In Vogue With Designer Handbags Purses
forever 21 fashion management and marketing

Overview Of How To Do Ultrasound Facials Video
jeux there’s no mesh in it

A rudimentary guide on creating outfits that work
games It just like applying leather polish to your shoes

Francesca’s Quick Fashion Brings Results
kleider If you live where it’s humid and muggy